quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO GRUPO ESCOTEIRO


 Um grupo nada mais é que uma Associação de Pais. A tarefa de educar os filhos cabe aos pais. Quando eles procuram o Grupo Escoteiro, significa que eles acreditam que o Escotismo trará benefícios para seus filhos. Para tal, eles se associam ao Grupo e seus filhos participam na condição de beneficiários, usufruindo de um trabalho de complementação educacional que objetiva ampliar a educação que é proporcionada pela família, escola e religião. Neste contexto, cabe aos pais contribuir com os voluntários, a fim de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento deste trabalho.

Que tarefas os pais podem exercer num Grupo Escoteiro?

Todos os pais de membros juvenis que participam de um Grupo Escoteiro devem comparecer à reunião anual da Assembléia de Grupo, que é realizada até o mês de julho de cada ano, e às reuniões do Conselho de Pais das Seções que seus filhos participam. A Assembléia de Grupo é uma reunião deliberativa, onde anualmente são apuradas as contas da Diretoria de Grupo, estabelecidas suas mensalidades e a cada dois anos eleitos os integrantes da Diretoria e da Comissão Fiscal. Estes, assim como os Diretores nomeados, são os Dirigentes do Grupo Escoteiro. Os Escotistas são aqueles adultos que lidam diretamente com os jovens nas Seções.
É importante também colaborar nas atividades externas da Seção de seus filhos, seja contribuindo com o deslocamento (dos membros juvenis, dos Escotistas e dos materiais), auxiliando na elaboração, compra e preparo dos alimentos das atividades, bem como auxiliar nas atividades quando for necessário. Esta se constitui numa excelente oportunidade de conhecer um pouco mais os outros Pais e os colegas de seu filho no Grupo Escoteiro.
Desejando contribuir mais com a Seção de seu filho ou mesmo outra Seção do Grupo Escoteiro, o pai ou a mãe pode se oferecer para colaborar como Auxiliar Administrativo ou participar da Equipe de Pais da Seção. Outra forma de ajudar é colaborar como instrutor e/ou Avaliador de Especialidades. As especialidades são constituídas de uma ampla relação de habilidades a serem aprendidas e demonstradas pelos membros juvenis em cinco ramos de conhecimento (ciência e tecnologia, cultura, desporto, serviços e habilidades escoteiras). 
Também podem ajudar de forma mais efetiva a alguma Seção do Grupo Escoteiro, colaborando como Assistente de uma Seção com a qual tenha mais afinidade, pela faixa etária de seus integrantes. Pode ser realizado um estágio em várias Seções para escolher aquela que prefere.
Outra maneira de contribuir é colaborando em projetos que o Grupo Escoteiro necessita tais como levantamento de preços de materiais de acampamento, participando das campanhas financeiras com o propósito de levantar recursos financeiros para viabilizar, as benfeitorias da sede, compra de barracas, redução do custo no pagamento de atividades escoteiras regionais e nacionais. A Lojinha do Grupo, que vende distintivos e outros produtos, também precisam de ajuda para atender de forma eficiente aos membros do Grupo.
Quem aprecia mais a área administrativa, também pode ajudar a Diretoria de Grupo, contribuindo como Adjunto de algum dos Diretores do Grupo Escoteiro. Para o exercício dessa função também pode ser realizado um estágio experimental, negociado com o respectivo titular da função de Diretor. Para isso verifique no Regulamento do Grupo Escoteiro ou pergunte a algum dos Diretores quais são as funções que existem e quais necessitam mais de ajuda.
Depois de alguma experiência em outras funções, também é possível contribuir como Diretor da Diretoria do Grupo Escoteiro ou como Chefe de alguma Seção.
O importante é lembrar que o Escotismo é um movimento educacional de jovens, que conta com a colaboração de adultos, que atuam de forma voluntária. E esse grupo de voluntários precisa da colaboração de todos os associados.  
Seja bem-vindo à Família Escoteiros G.E. 107 RN Ouro Branco, um Grupo Escoteiro formado por uma equipe de voluntários que deseja muito contar com a colaboração de todos os Pais dos membros juvenis que ingressam na vida do Grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário