quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Escoteiros participam de ações de combate a AIDS no Rio Grande do Norte



Os escoteiros do Rio Grande do Norte puderam mostrar mais uma vez a população e instâncias governamentais o seu poder de persuasão e mobilização em ações sociais. Neste mês de dezembro, a convite da Secretaria Estadual de Saúde -Sesap os escoteiros participaram de duas grandes ações de combate a aids, nas duas maiores cidades do estado.
Em Mossoró com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), como aids e sífilis, foi realizada na manhã do dia 1º de dezembro, data em que é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a 1º Marcha de Luta contra a Aids, Sífilis e Hepatites Virais – pela vida e contra o preconceito. A caminhada seguiu pelas ruas mais movimentadas do centro da cidade, onde 200 escoteiros junto a mais 300 parceiros realizaram uma série de atividades como a distribuição de panfletos informativos e insumos de prevenção, assim como chamaram a população a fazer o teste rápido e gratuito para saber se tem o vírus HIV, que causa a aids. Enquanto isso na Estação das Artes Eliseu Ventania, entorno onde ocorreu a caminhada, as secretarias de saúde de estado e do município realizavam a ação do Fique Sabendo oferecendo teste de HIV de forma gratuita a população.
Já em Natal, capital norte-rio-grandense. A ação aconteceu no Carnatal, evento considerado a maior micareta do Brasil que chega a contabilizar a participação de 1 milhão de pessoas em 4 dias de festa. No período de 6 a 9 de dezembro cerca de 50 escoteiros reforçaram a ação Fique Sabendo no Carnatal 2012, da Secretaria Estadual de Saúde. Foi montado um estande onde foram oferecidos testes para HIV, sífilis e hepatite B e C à população que participava e visitava o evento. O teste é feito através da coleta de sangue do dedo, e o resultado sai em 30 minutos.
Os escoteiros devidamente credenciados ocuparam todos os espaços da folia, nos 4 dias de evento. Onde puderam conscientizar a população sobre os perigos das DSTs, das formas de prevenção e dos testes oferecidos pelo Fique Sabendo. Segundo a coordenadora da ação, Sônia Cristina a edição desse ano contou com um reforço de peso, que fez o diferencial. Além da confiança que os escoteiros inspiram, a população jovem atendida tem uma maior empatia para discutir assuntos relacionados à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis com jovens. Nada melhor do que trabalharmos com jovens conscientes como os escoteiros - conclui. A Sesap batizou a ação dos escoteiros de Patrulha da Prevenção, em homenagem ao sistema de patrulhas adotado pelo Movimento.
Na ação desse ano, segundo a SESAP foram realizados 2184 testes de HIV, Sífilis e Hepatites.
CONFIRA AS FOTOS AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário