sábado, 27 de abril de 2013

Escoteiros do RN participam do 19º Congresso Escoteiro Nacional


Cerca de 50 representantes dos Escoteiros do Rio Grande do Norte participam neste final de semana, 26 a 28 de abril, do 19º Congresso Escoteiro Nacional, que começa nesta sexta-feira no Mar Hotel, no Recife, e vai reunir 350 participantes. Durante o evento ocorrerão também a 20º Assembleia Escoteira Nacional (com representação de todos os Estados), o 18º Fórum Nacional de Jovens Líderes, além de seminários e encontros. Com o tema “Mundo que queremos”, o evento reunirá dirigentes para discutirem estratégias para o Escotismo no país.
Os organizadores prometem apresentar o projeto de expansão do Movimento Escoteiro para os próximos anos e a ampliação da Política de Proteção à Infância, que contará com ações de capacitação para pais e dirigentes. Haverá também o lançamento do novo vestuário escoteiro, resultado de um estudo em parceria com o Senai. Durante o evento, também será lançado no Brasil o programa Mensageiros da Paz. Elaborado pela Organização Mundial Escoteira e presente em diversos países, o programa busca interligar projetos sociais realizados por escoteiros do mundo inteiro.
A delegação do RN vai apresentar alguns de seus projetos bem sucedidos, como o Escotismo nas Escolas, que tem revolucionado a educação no Estado e a participação na Campanha Estadual de Prevenção às Hepatites Virais, onde os escoteiros mobilizaram diretamente cerca de 30 mil pessoas e impactaram um universo de 300 mil pessoas no Dia Mundial de Luta Contras as Hepatites, em 28 de julho de 2012.  
O Congresso será uma oportunidade para os dirigentes trocarem experiências e se capacitarem a respeito de temas como políticas públicas para a juventude, desenvolvimento comunitário, proteção infantil e aplicação do programa educativo escoteiro. Para compartilhar ações que ocorrem pelo país, haverá a Mostra de Projetos dos Grupos Escoteiros.
O tema do Congresso está alinhado ao mote anual dos Escoteiros do Brasil, “Água: O mundo que queremos”. Inspirados na plataforma da Organização das Nações Unidas, “The world we want” (O mundo que queremos, em tradução livre), os escoteiros tem incentivado a formação de jovens conscientes e participativos e apoiado ações globais pela conservação e uso consciente dos recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário