quarta-feira, 24 de abril de 2013

RN celebra os 5 anos do Projeto Escotismo nas Escolas


Na próxima terça-feira (23), os Escoteiros do Rio Grande do Norte vão comemorar o Dia Mundial do Escoteiro e os cinco anos do Projeto Escotismo  nas Escolas, com grande solenidade no anfiteatro da Escola de Governo, em Natal. O evento, organizado pelo governo do Estado em parceria com os Escoteiros, vai reunir associados ao Movimento, autoridades e jornalistas para uma grande confraternização e apresentação dos resultados do Escotismo nas Escolas, projeto que tornou o Rio Grande do Norte como uma referência no uso de métodos de educação complementar, perante outros Estados da Federação. Os trabalhos se iniciam a partir das 17h, com a presença da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini. Faça aqui sua inscrição, e comemore conosco essa data tão importante para o Movimento Escoteiro local. 
O Escotismo é um movimento pedagógico com características de voluntariado, existe a mais de 100 anos, desde 1907, está presente em 216 países e territórios, reúne cerca de 30 milhões de jovens que são assistidos por adultos. Estes de forma voluntária educam os meninos e meninas, contribuindo para a formação integral do indivíduo através de atividades de aventura, vida em equipe e ao ar livre, sempre buscando a fé em Deus e colocando-se a serviço da sociedade. Foi criado por Robert Stephenson Smith Baden-Powell, mas conhecido por B-P, general Inglês que teve um desempenho de repercussão histórica durante a Guerra de Transwall (1899) na África do Sul. No Rio Grande do Norte está presente desde 1917, desde então são inúmeras as contribuições do Movimento à população potiguar.  Como as ações junto a educação formal através do Projeto Escotismo nas Escolas Estaduais.
O Projeto criado há cinco anos pelos Escoteiros do Brasil/RN com apoio da União Parlamentar Escoteira no RN foi implantado inicialmente em escolas da rede pública em Natal.  Os resultados foram tão satisfatórios que o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, decidiu expandir para todas as escolas da rede pública estadual. Atualmente é considerado como referência para implantação em outros Estados da Federação. Recentemente representantes dos governos do Paraná, Rio de Janeiro, Piauí e Ceará vieram ao RN conhecer o modelo e já estão implantando em suas regiões. Foi sancionado pela Assembleia Legislativa do Estado (2011) através da Lei nº 9.453 de autoria do deputado estadual Antonio Jácome de Lima Junior, desde sua criação, em 2008, tem contribuído para a diminuição da evasão escolar, assim como com o aumento no número de associados à Região Escoteira local. Que passou de 1.200 para quase 8 mil associados em 2012, além de 111 grupos escoteiros, deste total, 97 instalados em escolas públicas.
Atualmente o Escotismo potiguar cresce vertiginosamente, conta com aproximadamente 8 mil associados, o maior contingente do Norte e Nordeste já registrado, e a meta segundo a diretoria dos Escoteiros do Brasil/RN até 2013 é ultrapassar a fundação de 180 grupos e ampliar em 10 mil associados. Esse crescimento reflete na realidade nacional, pois ao final de 2012 foram registrados 75.719 associados no país, o maior efetivo dos últimos 40 anos da história da União dos Escoteiros do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário