sexta-feira, 17 de maio de 2013

18 de Maio é Dia Nacional de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual Infantojuvenil

O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual Infantojuvenil pela Lei Federal nº 9970/00, após um crime bárbaro cometido contra a menina Araceli, de apenas oito anos de idade, nesta data, em 1973.  A mesma foi raptada, drogada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta em Vitória, no Espírito Santo. O crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune e ficou conhecido em todo país como “Crime Araceli”.

A criação de uma data específica para discutir o assunto é resultado de uma luta em conjunto da sociedade, do governo e da mídia para formação de uma forte opinião pública.

“Temos que refletir sobre o crime ocorrido há 40 anos, mas de uma forma propositiva, provocando a sociedade para se mobilizar em torno do assunto. Buscamos trabalhar nossas campanhas e materiais de comunicação evitando o choque e a comunicação violenta, pois queremos uma infância livre e protegida, em que crianças tenham oportunidades, futuro, direito a brincadeiras e sonhos''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário