quinta-feira, 16 de maio de 2013

Nova data: 2º Scout’s Field Day será dia 17 de agosto

Nova data: 2º Scout’s Field Day será dia 17 de agosto O Scout’s Field Day teve sua data remarcada para o dia 17 de agosto. O evento será uma atividade prática de radioamadorismo, oferecida aos jovens e adultos, com o objetivo de mostrar como se faz a montagem e operação de uma estação de radioamador no “campo”, ou seja, partindo do zero, os participantes escolherão e montarão antenas de HF e VHF, instalarão fontes de alimentação ou baterias para fazer funcionar os equipamentos, receberão noções de horários de uso das bandas de radioamador e sobre a propagação das ondas de rádio. Utilizarão as estações para “escutar” outras estações, sintonizar o equipamento e depois “falar” com essas estações do Brasil e do mundo, testando as condições de suas montagens na prática. Jovens, não escoteiros, podem ser convidados a participar, para que conheçam o Radioamadorismo e o Movimento Escoteiro também. Para aqueles que optarem por utilizar os dois dias, as técnicas e práticas de acampamento também serão foco da atividade, assim como as pioneiras para a montagem das antenas, permitindo que os participantes explorem a estação durante toda a noite de sábado até a manhã do domingo.

A atividade “field day”, dia de campo em inglês, é uma atividade conhecida no meio radio amadorístico e visa divulgar a prática aos mais jovens. A Coordenação do SFD preparou um farto material de apoio à atividade, com apoio de inúmeros radioamadores experientes, não apenas brasileiros, mas estrangeiros também. No Brasil, o coordenador Filipe Bassetto – PY2TDX, conseguiu firmar uma importante parceria com o Araucária DX Group, o mais experiente e famoso grupo de radioamadores do Brasil, com renome e respeito mundiais.

Após a atividade, por um período de 6 meses, os participantes que prestarem exames do Serviço de Radioamador e forem aprovados, participarão do sorteio de alguns equipamentos de rádio, doados por radioamadores ou adquiridos pela Equipe Nacional de Radioescotismo da UEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário