terça-feira, 16 de julho de 2013

Parabéns, Ouro Branco pelos seus 108 anos de fundação!


 Neste 16 de julho Ouro Branco completa 108 anos de fundação. 
 Todos aqueles que fazem parte da história do município
sentem-se orgulhosos pela contribuição
ao desenvolvimento da cidade. Por isso, membros
os membros do grupo de escoteiro Severino ramos de Oliveira tem a honra de parabenizar não só o município, mas toda a população que fazem parte desta tão brilhante historia.
 
Neste dia tão glorioso datado em 16 de julho todos os ourobranquenses, enchem seu peito de orgulho, em fazer parte desta cidade de leal tradição, data que marca o aniversário de 108 anos de existência, com muita luta.
 


Parabéns a todos os ourobranquenses que de certa forma fazem parte dessa linda história, e que hoje é sem dúvidas uma bela cidade acolhedora, linda, desenvolvida, e que cada dia anda em rumo ao progresso.
 
Conheça um pouco da história de Ouro Branco:
Ouro Branco foi fundada em 16 de julho de 1905 por Cirilo de Souza, conhecido por "Velho do Poção", e Manoel Correia do Cobiçado. Seu reconhecimento formal, instalação do Povoado do Espírito Santo — antigo nome de Ouro Branco — deu-se com a inauguração da primeira feira organizada por seus dois fundadores.
Em 1920 o nome mudou de "Espírito Santo" para "Ouro Branco", sinônimo literário do algodão mocó, dada a relevância da cotonicultura para economia do município na época. Entre 1944 e 1948 a vila mudou de nome novamente, tornando conhecida por "Manairama", motivado pelo poeta Manoel Felipe da Costa Filho, que através de seus versos fazia comparações do algodão com o maná em rama. Em 23 de dezembro de 1948 pela lei nº 146, volta a denominação de "Ouro Branco".
A cidade tornou-se emancipada politicamente, (antes vila pertencente à Jardim do Seridó) em 21 de novembro de 1953, tendo Luiz Basílio como um dos principais mediadores do processo de emancipação política de Ouro Branco, contando com o apoio do então deputado estadual João Guimarães, patrono do projeto de criação do município, que encontrou resistência dentro da Assembléia Legislativa para aprovação do projeto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário