quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Escoteiros do RN aderem a Campanha Novembro Dourado


No dia 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, instituído pela Lei federal nº 11.650 de 04 de abril de 2008. Com o intuito de conscientizar a população potiguar sobre a importância do diagnóstico precoce, a Casa Durval Paiva de Apoio a Criança com Câncer em parceria com outras instituições promove durante todo o mês ações da campanha “Novembro Dourado” – mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil.
A convite da Casa Durval Paiva, os Escoteiros do Rio Grande do Norte estão aderindo a campanha Novembro Dourado e vão participar de ações educativas que a instituição irá desenvolver em Natal. Ações que têm o objetivo de sensibilizar a sociedade para a causa do combate ao câncer em crianças e adolescentes.
Os Grupos Escoteiros poderão realizar ações de diversas formas, sensibilizando os associados, a escola, a comunidade e a família para os sinais da doença e da possibilidade de cura, caso ocorra o diagnóstico precoce. O Escritório Regional estará realizando a distribuição de material educativo sobre a Campanha para os grupos que aderirem. Como o câncer é um problema de todos, não escolhe a cor, o gênero, classe social, nem escolaridade, então é imprescindível que todos os escoteiros do Estado participem. É o primeiro ano que a instituição participa da ação, vamos mostrar o poder de mobilização do nosso Movimento e continuar o trabalho que desenvolvemos em prol da promoção da saúde.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a manifestação clínica dos tumores infantojuvenis pode não diferir muito de doenças benignas (sem maior gravidade) comuns nessa faixa etária. Muitas vezes, a criança ou o jovem está em razoáveis condições de saúde no início da doença. Por esse motivo, o conhecimento do médico sobre a possibilidade da doença é fundamental.
Conheça algumas formas de apresentação dos tumores da infância:
• Nas leucemias, pela invasão da medula óssea por células anormais, a criança se torna mais sujeita a infecções, pode ficar pálida, ter sangramentos e sentir dores ósseas.
• No retinoblastoma, um sinal importante é o chamado "reflexo do olho do gato", embranquecimento da pupila quando exposta à luz. Pode se apresentar, também, através de fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) ou estrabismo (olhar vesgo). Geralmente, acomete crianças antes dos 3 anos. Atualmente, a pesquisa desse reflexo pode ser feita desde a fase de recém-nascido.
• Aumento do volume ou surgimento de massa no abdômen pode ser sintoma de tumor de Wilms (que afeta os rins) ou neuroblastoma.
• Tumores sólidos podem se manifestar pela formação de massa, visível ou não, e causar dor nos membros. Esse sintoma é frequente, por exemplo, no osteossarcoma (tumor no osso em crescimento), mais comum em adolescentes.
• Tumor de sistema nervoso central tem como sintomas dores de cabeça, vômitos, alterações motoras, alterações de comportamento e paralisia de nervos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário