quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
quarta-feira, 24 de dezembro de 2014
Mensagem de Natal de toda a Diretoria!
Ho ho ho! Na grande peça da vida mudam-se os anos, mudam-se os capítulos, alguns atores são substituídos, mas a verdadeira beleza desta história está nas personagens que permanecem nas cenas mais queridas. A todas as personagens que participaram, que participam e participarão dos capítulos de minha vida desejo Boas Festas, Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Esses são os votos de toda a diretoria do G Escoteiros Severino Ramos De Oliveira.
terça-feira, 23 de dezembro de 2014
Grupo de Escoteiro Severino Ramos de Oliveira – 107-RN, realiza sua ultima atividade do ano 2014.
Nesta Noite de Segunda-Feira (22) na sede do G.E 107-RN na Escola Estadual Manoel Correia, Foi realizada a ultima atividade do G.E 107 da cidade de Ouro Branco, foi uma solenidade de passagem de ramo, os Lobinhos que em seu ramos era focado na fantasia , agora passou para o ramos escoteiro para descobri novos aprendizados, os Escoteiro passaram para o ramo Sênior buscado aventura e os Seniores e guia passaram para o ramos Pioneiro em busca do servi.
Os lobinhos, escoteiros e os Seniores fizeram a passagem de ramos a través dos obstáculos que a chefia tinha programado,
A Diretoria juntamente com a chefia se despediu dos Jovens do seu grupo, com uma oração, e que voltaram com suas atividades em 2015 com o seu acampamento de Férias nos dias 30,31 e 01 de Fevereiro de 2015.
O presidente Romualdo Azevedo juntamente com a chefia desejou a todos um Feliz Natal e prospero ano novo.
veja nosso Álbum com todas as fotos do Evento:
segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
Mensagem da Diretoria Executiva Nacional
O período de final de ano costumeiramente é aproveitado para avaliações das ações desenvolvidas no período que se encerra, e planejamento para o período vindouro.
Lembramos dos bons momentos vividos, das conquistas, dos planos concluídos, dos objetivos alcançados, dos momentos de alegria. Mas é claro que também percorremos o espaço dos infortúnios, decepções, objetivos não alcançados, perdas, tristezas...
Daí extraímos nosso balanço pessoal. “O ano valeu a pena!”, “Foi um ano exitoso!”, ou ao contrário, “Esqueçamos este ‘maldito ano’”.
Não deveríamos limitar nosso agir a este lapso de tempo fixado no calendário.
Imagine se a cada dia realmente refletíssemos sobre o que vimos fazendo e os desafios a vencer.
Imagine se a cada dia desejássemos a todos que nos cercam um período de muita paz, saúde, harmonia e realizações.
Imagine se a cada dia o espírito de fraternidade e camaradagem (tão presente no período das festas de final de ano) fosse parceiro fiel.
Imagine se a cada dia estivéssemos comprometidos a mudar nossos hábitos, buscando uma vida mais saudável.
Imagine se a cada dia nos comprometêssemos a intensificar nosso empenho com o estudo e com o trabalho.
Imagine se a cada dia nos comprometêssemos em estar mais próximos de nossa família, nossos amigos e de todos os que amamos.
Imagine se a cada dia renovássemos nossa Promessa Escoteira, prometendo que sim, agora balizaremos nosso agir pelos valores ali presentes.
Assim, que tal combinarmos que nosso ano novo começa a cada dia novo?
Que tal a cada dia (e todo dia) começar (só naquele dia) a ser cortês, leal, fraterno, a ser alegre, disciplinado, a ser amigo de todos?
Que tal a cada dia darmos os passos necessários na jornada rumo aos nossos sonhos?
Que tal a cada dia adotarmos uma vida saudável?
Que tal a cada dia estarmos entre nossos amores?
Afinal de contas, se a cada dia estivermos começando um novo ano, estaremos sempre comprometidos e cheios de energia para fazermos as mudanças desejadas.
Nosso desejo de paz e harmonia será permanente. Nossa luta e trabalho por nossos sonhos, o planejando do futuro (que está logo ali à frente), o compromisso com o êxito e o permanente conviver com nossos amores será sempre intenso.
Que neste final de ano transformemos nosso agir.
Não espere passar mais um ano para que eventuais planos não conquistados sejam refeitos, para dar aquele abraço carinhoso, para fazer a visita ao amigo de tantos anos, para dar boas risadas com seus familiares, para fazer a caminhada no parque, para fazer a viagem sonhada, para dizer “te amo”, para afinal de contas: ser feliz!
Desejamos a todos os Escoteiros do Brasil um 2015 diferente.
Motivado pela esperança. Motivado pela mudança. Motivado pelo trabalho. Motivado pelo Escotismo!
Que o espírito da fraternidade escoteira esteja presente em cada canto de nosso país e que cada um de nós continue ajudando a construir um mundo verdadeiramente melhor!
Marco Romeu Renato Bini Rafael Macedo
Diretoria Executiva Nacional
Comunicado!
A passagem de Ramos Acontecera Nesta Segunda Feira dia 22/12 as 19h30m na Nossa sede na Escola Estadual Manoel Correia, Os jovens que já completaram a sua idade para passar de ramo por favor não faltem, pois no nosso próximos Acampamento de Ferias todos que passarem já atuaram no ramo que passou, aproveitando vamos entregar os Certificados de Especialidades dos que conquistaram seus Níveis.
Romualdo J.Azevedo Martins
Presidente do G.E 107-RN
Romualdo J.Azevedo Martins
Presidente do G.E 107-RN
segunda-feira, 8 de dezembro de 2014
Grupo de Escoteiros Severino Ramos de Oliveira-107-RN, elegeu Sua nova Diretoria e conselho Fiscal.
Nesta Noite de Sábado (06), foi realizado a eleição para a Nova Diretoria para o Biênio 2015/2016, com a Participação dos Jovens, Escotista, pais, Mães e a presidenta da Câmara Municipal de Vereadores Eurinete Santos que também é escotista de Honra, foi eleita por unanimidade a seguinte Diretoria:
Diretor Presidente: Romualdo José Azevedo Martins
Diretor Administrativo: José de Anchieta Martins Neto
Diretor Financeiro: Kledberto Formiga da Silva
Diretor de Patrimônio: Daiane Medeiros de Araújo
Coordenador de Esporte: José Rubens de Sousa Lima
O presidente eleito agradeceu o voto de Confiança que a assembleia depositou não só nele, mas em doto a quadro de Diretores, e prometeu cumpre a Lei Escoteira e fazer de tudo para elevar ainda mais o nome do Grupo de Escoteiro Severino Ramos de Oliveira, buscando novos projetos, estrutura, aprendizado e mais integração com a sociedade Ourubranquense.
Nota de um Pioneiro do G.E 107-RN
Com o propósito de fortalecer o princípio do escotismo, o Chefe Romualdo Martins de Oliveira foi eleito neste sábado, 06 de dezembro, como presidente do Grupo Escoteiros Severino Ramos De Oliveira. A nova diretoria, presidida por Romualdo Martins, continuará os projetos já desenvolvidos pelo Chefe Kledberto Formiga. Entre os objetivos estão ainda a formação de membros juvenis. “O ano de 2015 vai ser uma retomada e solidificação de grupo e de clareza no objetivo da formação”, adianta Beto Formiga. Durante a posse da nova diretoria, em seu pronunciamento o Chefe Beto agradeceu a todos os membros do grupo. Ele exerceu durante quatro anos a função de Diretor Presidente. “Fico feliz em deixar a presidência, por saber que o novo presidente está muito bem preparado para o desafio e com certeza fará uma administração ainda melhor ”,reconheceu. Sobre os próximos trabalhos no escotismo ourobranquese, Chefe Beto diz que sempre estará com o grupo. “Continuamos juntos com o mesmo comprometimento e dedicação em outra função, e com a mesma disposição para colaborar com toda a nova diretoria e com toda a chefia”, sintetiza. A eleição ainda nomeou representantes para a Assembleia Estadual, Conselho Fiscal e foram nomeados demais membros diretores e chefes do Grupo Escoteiro. O Grupo Escoteiro atua a mais de 3 anos na cidade de Ouro Branco e segue os princípios do escotismo que tem como propósito contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente, do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
Yuri Samuel.
terça-feira, 4 de novembro de 2014
Atividade desse final de semana.
UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL COMEMORA 90 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA
Voltando pouco mais de um século, chegamos em 1910, quando foi criada a primeira associação escoteira em nosso país: o Centro de Boys Scouts do Brasil, no Rio de Janeiro. Embora tenha sido responsável pelos primeiros passos do Escotismo no Brasil, ela deixou de existir rapidamente.
Nos anos seguintes, diversas iniciativas escoteiras foram surgindo de maneira desordenada, até que outras quatro instituições foram criadas: a Associação Brasileira de Escoteiros, em São Paulo; a Associação de Escoteiros Católicos do Brasil, com sede do Rio; a Confederação Brasileira de Escoteiros do Mar, também no Rio; e a Federação Fluminense de Escoteiros, além dos grupos existentes no Pará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraná, também orientados pela ABE. Todas essas associações estavam empenhadas em executar seus próprios programas, de maneira individual.
Observando o crescimento do Movimento Escoteiro e as divergências que separavam as associações existentes, Benjamin Sodré passou a lutar pela unificação das instituições. Ele acreditava que era preciso haver uma ligação entre as associações, e que somente assim o Escotismo poderia avançar ainda mais. Na edição de 23 de janeiro de 1924, ele escreveu na seção que mantinha na revista “O Tico-Tico”:
Refletindo o espírito de pouca harmonia dos brasileiros que vivem a brigar; essas associações se correspondem, se entendem, mas não se ligam.
Sofre com isso o Escotismo, que se desenvolve entre nós sem a precisa uniformidade, e sofre o nome do Brasil, que de outro modo poderia figurar entre as grandes potências escoteiras, coisa que não é de desprezar hoje, quando o escotismo tem por mais de uma vez ocupado a atenção e sugerido discussões na Liga das Nações. (…)
Tentativas têm sido feitas para reunir as Associações, mas todas vãs, porque ora a vaidade de domínio, ora pequeninas questões pessoais conservam afastadas forças preciosas que deveriam unir, valendo pelo dobro.
É um dever de todos, desde o mais pequenino escoteiro até o mais importante Chefe, procurar criar uma atmosfera de harmonia entre todas as associações, para que elas se liguem constituindo uma confederação geral que possa representar o Escotismo do Brasil.
O desejo do Velho Lobo, como Sodré era denominado, foi reforçado durante todo o ano seguinte. Ele afirmava que “o Brasil se deve representar, em qualquer reunião internacional, não por uma delegação de uma de suas Associações, mas por uma Delegação de Escoteiros do Brasil”.
Em 1924, três das quatro associações existentes atenderam ao convite do Velho Lobo e passaram a se reunir frequentemente para discutir possibilidades e levantar bases para a criação da União dos Escoteiros do Brasil, nome sugerido pelo padre Leovigildo Franca e aprovado por unanimidade.
Finalmente, em 4 de novembro de 1924, por iniciativa da Associação de Escoteiros Católicos do Brasil, da Confederação Brasileira de Escoteiros do Mar e da Confederação de Escoteiros do Brasil, foi fundada a União dos Escoteiros do Brasil, com sede no Rio de Janeiro. Por seu esforço em unificar o Escotismo no país, Benjamin Sodré recebeu, em 1952, o título de “Escoteiro número 1 do Brasil”.
Por atender ao desejo do fundador, Baden-Powell, e por seus esforços para unificar e expandir o Escotismo, a União dos Escoteiros do Brasil foi, e é a única organização reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
Em comemoração à essa história, foi lançado hoje o livro “A União – A história da chegada do Escotismo ao Brasil e dos 90 anos da UEB”, de Antonio Boulanger, que conta com riqueza de detalhes toda a nossa caminhada.
Escoteiros do Brasil, comemorem conosco esta data: vocês são parte dessa jornada. Nós os parabenizamos pelo trabalho diário para tornar o Movimento Escoteiro ainda mais forte e encantador, contribuindo na construção de um mundo melhor.
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
ESCOTEIROS DO BRASIL TÊM PROJETO APROVADO NA LEI DE INCENTIVO À CULTURA
Os Escoteiros do Brasil deram um importante passo na promoção do Escotismo ao conseguir aprovar um projeto na Lei de Incentivo à Cultura, também chamada de Lei Rouanet. A Gincana Cultural Nacional Escoteira é uma atividade de mobilização, voltada à integração e colaboração com a sociedade, para promoção e difusão cultural. A proposta é que ela seja realizada em outubro de 2015 e 2016, em todas as cidades abrangidas por grupos escoteiros.
Após a aprovação do projeto, agora vem a fase de captação de recursos para que se torne viável sua realização. A Equipe de Mobilização de Recursos do Escritório Nacional está em busca de apoiadores e investidores para que, por meio da doação de parte do Imposto de Renda, seja possível alcançar o valor proposto.
A Lei Rouanet é uma política de incentivos fiscais que possibilita que empresas e cidadãos apliquem parte de seu Imposto de Renda em ações culturais. O objetivo da Lei é assegurar e conservar o patrimônio artístico brasileiro, por meio do estímulo à difusão da cultura local.
No caso de pessoa jurídica tributada no lucro real, a dedução pode ser de até 4% do valor do Imposto de Renda devido, e sendo pessoa física é possível utilizar até 6% do IR. O valor direcionado a um projeto vem como forma de dedução no IR do ano seguinte.
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a equipe do EN:
Gustavo Gaio mobilizacao@escoteiros.org.br
Felipo Nichetti mobilizacao2@escoteiros.org.br
Após a aprovação do projeto, agora vem a fase de captação de recursos para que se torne viável sua realização. A Equipe de Mobilização de Recursos do Escritório Nacional está em busca de apoiadores e investidores para que, por meio da doação de parte do Imposto de Renda, seja possível alcançar o valor proposto.
A Lei Rouanet é uma política de incentivos fiscais que possibilita que empresas e cidadãos apliquem parte de seu Imposto de Renda em ações culturais. O objetivo da Lei é assegurar e conservar o patrimônio artístico brasileiro, por meio do estímulo à difusão da cultura local.
No caso de pessoa jurídica tributada no lucro real, a dedução pode ser de até 4% do valor do Imposto de Renda devido, e sendo pessoa física é possível utilizar até 6% do IR. O valor direcionado a um projeto vem como forma de dedução no IR do ano seguinte.
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a equipe do EN:
Gustavo Gaio mobilizacao@escoteiros.org.br
Felipo Nichetti mobilizacao2@escoteiros.org.br
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
SAIBA O QUE SEU GRUPO ESCOTEIRO GANHA AO CADASTRAR PROJETOS NO MENSAGEIROS DA PAZ
Nessa iniciativa, todos saem ganhando: outros grupos escoteiros, com ideias de atividades que já deram certo; e o seu GE – aqueles que publicarem suas atividades na plataforma do Mensageiros da Paz e as cadastrarem no SIGUE recebem um certificado e, é claro, as atividades também contam pontos para o Grupo Padrão.
Quer saber como fazer isso?
Vamos lá: depois de realizar seu projeto, acesse o site scouts.org e crie uma breve descrição do que foi realizado, acrescentando muitas fotos e vídeos. O passo a passo completo você confere aqui. Depois é só publicar e copiar o link gerado na publicação. É esse link que você deve colar no SIGUE, na aba redes sociais de sua Unidade Escoteira Local.
Mãos à obra!
ESCOTEIROS DO BRASIL ADEREM AO “OUTUBRO ROSA”
A fachada do Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil vai passar o mês de outubro iluminada com a cor rosa, participando da ação de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. O movimento “Outubro Rosa” acontece em todo o mundo como um entendimento universal que atenta para a saúde feminina, alertando a população sobre a importância de fazer o autoexame.
Saiba mais: http://goo.gl/vLrfEP
CONHEÇA A PAPO RETO, REVISTA DOS ESCOTEIROS DO BRASIL SOBRE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
A publicação especial integra a Política de Proteção Infantojuvenil e traz dicas de filmes e até depoimentos de famosos que tiveram contato com o mundo das drogas, além de explicações sobre os produtos mais consumidos.
Em princípio, a revista será utilizada em ações sociais e comunitárias do projeto Escotismo Amazônico, financiado pelo Banco da Amazônia e pelo programa Mensageiros da Paz.
Clique aqui para conferir.
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
Mutirão Escolar será realizado sábado dia 1º de Novembro
No primeiro sábado de novembro, será realizado um Mutirão Escolar na Biblioteca Profº Américo de Oliveira Costa, localizada na Av. Itapetinga, 1430, Conjunto Santarém- Natal/RN.
A atividade será iniciada às 8h com um café de manhã, e se encerrerá às 17h. A organização também irá oferecer o almoço no local do evento.
As inscrições devem ser realizadas através do SIGUE.
Acampamentos Escolares
Já começaram a ser realizados os Acampamentos Escolares no Centro Escoteiro da Juventude. Esse ano, o escritório do Escoteiros do RN estará entrando em contato com os presidentes ou representantes dos grupos para a participação no evento.
Para ver o boletim informativo clique aqui
quinta-feira, 7 de agosto de 2014
Queremos saber as suas idéias para uma comunicação mais efetiva!
No
Encontro do Conselho Consultivo, pedimos várias sugestões a cada
presidente e representante de grupo escoteiro, e realizamos a leitura de
cada uma.
Queremos saber as suas idéias para uma comunicação mais efetiva! Participe, nos envie um e-mail! É rapidinho! comunicacao@escoteirosrn.org.br
Queremos saber as suas idéias para uma comunicação mais efetiva! Participe, nos envie um e-mail! É rapidinho! comunicacao@escoteirosrn.org.br
segunda-feira, 4 de agosto de 2014
Regulamento Grupo Padrão
REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO
ANO BASE 2014
“UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO”
O QUE É?
A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras Locais que alcancem um padrão mínimo dequalidade nas áreas de Administração, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Avaliação de Atividades.
COMO PARTICIPAR?
A Unidade Escoteira Local deverá preencher as informações no SIGUE Administrativo da sua Unidade Escoteira Local.
Para informações complementares sobre o preenchimento dos itens clique no botão “Grupo Padrão” no SIGUE Administrativo, selecione o Indicador e depois clique no botão “(?)” de cada item.
Não será necessário efetuar inscrição. A participação de todas as Unidades Escoteiras Locais (UEL) será automática.
O SIGUE vai disponibilizar um controle (check list) que vai permitir que a UEL acompanhe a situação da pontuação.
O QUE A UNIDADE ESCOTEIRA LOCAL GANHA COM A CERTIFICAÇÃO DO GRUPO PADRÃO?
1. Auxilia no estabelecimento de metas de crescimento e padrões de desenvolvimento;
2. Facilita a identificação de dificuldades que impedem o desenvolvimento qualitativo e quantitativo da Unidade Escoteira Local;
3. Agrega pessoas e soma esforços para realizar ações e atingir metas;
4. Cria um histórico da Unidade Escoteira Local; e
5. Oferece à UEB informações importantes sobre atividades realizadas pelas Unidades Escoteiras Locais as quais ajudam a compor relatórios legais da instituição e identificar possíveis formas de auxílio aos Grupos Escoteiros.
QUAL O PERÍODO QUE SERÁ ANALISADO?
O processo de Certificação do Grupo Padrão analisará, somente, informações do dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2014 (ANO BASE 2014).
QUAIS AS ETAPAS PARA CERTIFICAÇÃO DO GRUPO PADRÃO?
O Processo de Certificação do Grupo Padrão é composto de 10 etapas, descritas conforme cronograma abaixo:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
CRONOGRAMA DATA
1 Divulgação do regulamento para a Certificação do Grupo Padrão. 31/julho/2014
2 Encerramento doprazo para atualização do SIGUE Administrativo da UEL. 19/janeiro/2015
3 Processamento das informações pelo SIGUE. 20/janeiro/2015
4 Período de verificação dos documentos cadastrados no SIGUE 20 a 26/janeiro/15
5 Data de divulgação do resultado da Certificação do Grupo Padrão. 27/janeiro/15
6 Encerramento do prazo para pedido de reavaliação do resultado. 03/fevereiro/15
7 Data de início para Grupos Escoteiros efetuarem a compra dos distintivos 10/fevereiro/15
8 Data do envio dos Diplomas de Certificação às Regiões Escoteiras 24/fevereiro/15
9 Prazo final para Grupos Escoteiros efetuarem a compra dos distintivos 24/março/15
10 Prazo final para reivindicar o não recebimento dos Distintivos do Grupo Padrão 12/maio/2015
Os pedidos de reavaliação do resultado deverão ser efetuados mediante envio de e-mail para atendimento@escoteiros.org.br.
QUAL A PONTUAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CERTIFICAÇÃO?
Padrão Bronze entre 1000 e 1749 pontos
Padrão Prata entre 1750 e 2499 pontos
Padrão Ouro acima de 2500 pontos
A pontuação total é obtida pela somatória dos pontos em cada Indicador.
QUAIS SÃO OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO?
O Processo de Certificação do Grupo Padrão é composto de 6 Indicadores:
1. Documentação Administrativa;
2. Formação de Adultos;
3. Aplicação do Método Escoteiro;
4. Participação na Comunidade;
5. Divulgação do Movimento Escoteiro;
6. Atividades Realizadas.
INDICADOR 1 – Documentação Administrativa
Este indicador tem por objetivo avaliar documentos que comprovem a boa administração da Unidade Escoteira Local (UEL), estimulando a boa prática, e está divido em 3 etapas:
• Etapa 1 - Documentação Básica: Cadastrar no SIGUE Administrativo:
a. Estatuto da UEL registrada em cartório, ou regulamento da UEL ou, ainda, convênio com entidade patrocinadora/mantenedora;
b. Calendário anual de atividades de sede da UEL no ano base;
c. Ata da assembleia da UEL no ano base;
d. Certificado de Funcionamento expedido pelo escritório nacional da União dos Escoteiros do Brasil, no ano base.
A confirmação do cadastro da Documentação Básica não conta ponto para a classificação final, porém possui caráter eliminatório. Portanto, a NÃO apresentação destes documentos IMPEDE a participação do Grupo Escoteiro no restante do processo de avaliação.
O período de verificação dos documentos cadastrados esta descrito no cronograma de atividades, acima.
CADASTRO DA ETAPA 1
a. Cadastra uma única vez, não é necessário cadastrar todo o ano, exceto para atualizações;
b. Atualização constante;
c. Pelo menos um por ano;
d. Cadastro feito automaticamente pelo SIGUE.
LIMITAÇÕES DA ETAPA 1
a. Não será considerada a cópia do Estatuto da UEL sem assinaturas e sem comprovação do registro em Cartório;
b. Cadastro ao menos uma atividade por mês, na agenda de atividades de sede da cada seção da UEL, desconsiderando os meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro;
c. A data da Ata de Assembleia da UEL não deverá ser inferior ao ano base.
CADASTRO DE ATIVIDADES DE SEDE
• Etapa 2 - Documentação Complementar: Cadastrar no SIGUE Administrativo.
Pontuação máxima – 800 pontos
a. Plano de Metas e Ações – 200 pontos;
b. Certidão Negativa (CND) de Tributos Federais a partir do ano base – 100 pontos;
c. Certidão Municipal ou Estadual de Utilidade Pública – 100 pontos;
d. Declaração de Apadrinhamento para fundação de nova Unidade Escoteira Local, expedida pela Diretoria Regional – 200 pontos;
e. Documento formal que ateste a participação da Unidade Escoteira Local em Conselho Municipal de interesse do Movimento Escoteiro – 100 pontos;
f. Licença de Estação de Radioamador em nome da Unidade Local, com estação instalada e ao menos um radioamador escotista classe A, nos associados registrados no ano base – 100 pontos.
CADASTRO DA ETAPA 2
a. Pelo menos um por ano;
b. Pelo menos um por ano;
c. Cadastra uma única vez, não é necessário cadastrar todo o ano, exceto para atualizações;
d. Pelo menos um por ano;
e. Pelo menos um por ano;
f. Pelo menos um por ano. A licença deverá ser cadastrada na opção de cadastro de documentos do SIGUE, no tipo Licença Estação Radioamador.
LIMITAÇÕES DA ETAPA 2
a. No Plano de Metas deverá constar, obrigatoriamente, as metas a serem alcançadas, as ações a serem realizadas e o(s) responsável (is);
b. Somente será aceito Certidão expedida pela Receita Federal;
c. No caso de publicação em jornal, identificar a Lei que declara a utilidade Pública;
d. Somente será aceito Declaração da Diretoria Regional expedida no ano base;
e. Somente será aceito Declaração do Conselho Municipal ou da Prefeitura Municipal expedida no ano base.
o O cadastro deste documento deverá ser feito até o dia 01 de dezembro;
o O documento somente será considerado, e receberá a pontuação, caso seja aprovado pela Equipe Nacional de Relações Institucionais, via SIGUE. O prazo final para esta aprovação é no mês de dezembro/2014.
INDICADOR 2 – Formação de Adultos
Este indicador tem por objetivo avaliar a preocupação da Unidade Escoteira Local com a melhoria qualitativa da chefia da Unidade Escoteira Local.
Será consideração SOMENTE o maior nível de Formação de cada membro adulto.
O membro adulto pontuará somente uma vez.
Não será necessário o envio de nenhuma documentação. Todas as informações serão retiradas dos cadastrados feitos no SIGUE Administrativo.
Nível Preliminar concluído no ano base 2014 – 30 pontos
Nível Básico concluído nos últimos 5 (cinco) anos (2009 – 2014) – 60 pontos
Nível Avançado concluído em qualquer ano – 80 pontos
Escotistas
a. Registro como Escotista na 1º ou 2º função;
b. A análise será efetuada considerando a quantidade máxima de quatro (4) Escotistas por seção;
c. O Escotista só pontua se estiver ligado (cadastrado) a uma Seção;
d. A pontuação será computada somente no Ramo em que o Escotista atua;
e. No caso de dúvida, o SIGUE vai considerar a maior pontuação;
Dirigentes Institucionais
a. Registro como Dirigente na 1º ou 2º função;
b. Pontuação máxima limitada a numero de Dirigentes registrado no SIGUE;
c. No caso de dúvida, o SIGUE vai considerar a maior pontuação.
LIMITAÇÕES GERAIS DO INDICADOR 2
Somente será computado a Conclusão de Nível;
Serão computadas as informações disponíveis no SIGUE na data prevista no item 3 do Cronograma de Atividades.
CAMPOS QUE DEVEM SER PREENCHIDOS PARA QUE O SIGUE REGISTRE A PONTUAÇÃO.
NO CASO DE ESCOTISTA, O ASSOCIADO TEM QUE ESTAR LIGADO A UMA SEÇÃO.
INDICADOR 3 – Aplicação do Método Escoteiro
Este indicador tem por objetivo avaliar a correta aplicação do Método Escoteiro pelas Unidades Escoteiras Locais.
Não é necessário o envio de nenhum documento.
Todos os documentos deverão estar cadastrados no SIGUE Administrativo.
o Veja o vídeo explicativo https://www.youtube.com/watch?v=hA6r-olEtrs
Para cada item é necessário apenas uma Ata por seção, no ano base.
Pontuação máxima – 300 pontos
a. Ata do Conselho de Patrulha de uma das patrulhas ativas, de cada seção, integrantes do Ramo ESCOTEIRO – 50 pontos;
b. Ata do Conselho de Patrulha de uma das patrulhas ativas, de cada seção, integrantes do Ramo SÊNIOR – 50 pontos;
c. Ata da Roca de Conselho, de cada seção ativa do Ramo Lobinho – 50 pontos;
d. Ata da Corte de Honra de cada seção ativa do Ramo Escoteiro – 50 pontos;
e. Ata da Corte de Honra de cada seção ativa do Ramo Sênior – 50 pontos;
f. Ata do Conselho de Clã Pioneiro – 50 pontos.
INDICADOR 4 – Participação na Comunidade
Este indicador tem por objetivo avaliar o comprometimento e envolvimento da Unidade Escoteira Local junto à comunidade em que está inserido.
Pontuação máxima – 900 pontos
A Unidade Escoteira Local realizou:
a. Uma Atividade de Arrecadação de Donativos, com a participação de todos os ramos – 200 pontos;
b. Projeto desenvolvido pela UEL em benefício da comunidade – 200 pontos;
c. Mutirão Nacional de Ação Comunitária desenvolvendo ações junto à comunidade – 150 pontos;
d. Mutirão Nacional de Ação Ecológica desenvolvendo ações junto à comunidade – 150 pontos;
e. Cadastro de projeto na plataforma Mensageiros da Paz, no site da Organização Mundial – 100 pontos;
f. Atividade com parceiros oficiais e campanhas nacionais da União dos Escoteiros do Brasil.
Realizou 1 atividade com 1 parceiro oficial / campanha nacional – 50 pontos;
Realizou 2 atividades com mais de 1 parceiro oficial / campanha nacional – 100 pontos
LIMITAÇÕES DO INDICADOR 4
a. A atividade contabilizada não pode fazer parte do projeto em benefício da comunidade do item B deste Indicador. É obrigatório o preenchimento do que foi arrecadado e sua quantidade. O cadastro múltiplo da mesma atividade, seção por seção, não pontua;
b. Itens de preenchimento obrigatório: os campos em amarelo do cadastro do SIGUE e 3 atividades do projeto, no ano base, relacionadas a atividades fora de sede do SIGUE. Veja figura abaixo.
c. Atividade cadastrada no SIGUE Administrativo, no tipo MUTCOM, conforme as regras estabelecidas para a atividade. É obrigatório o preenchimento do numero de beneficiados da atividade. Somente atividades aprovadas pela Comissão Nacional do MUTCOM recebem pontuação, conforme definido no regulamento do mesmo.
d. Atividade cadastrada no SIGUE Administrativo, no tipo MUTECO, conforme as regras estabelecidas para a atividade;
e. O link do projeto na plataforma Mensageiros da Paz deverá ser cadastrado na opção rede social, dentro do cadastro da Unidade Escoteira Local, no item Mensageiros da Paz.
f. Atividade cadastrada no SIGUE Administrativo, no tipo “parceiros / campanhas nacionais”. É obrigatório identificar o parceiro / campanha nacional em campo especifico. As atividades da Reciclecel cadastradas na mesma data do período do MUTCOM NÃO pontuam neste item. ESTA FUNÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL PARA CADASTRO ATÉ O FINAL DE AGOSTO/2014.
PROJETOS COMUNITÁRIOS
INDICADOR 5 – Divulgação do Movimento Escoteiro
Este indicador tem por objetivo incentivar a realização de ações que aumentem a divulgação do Movimento Escoteiro.
Pontuação máxima – 550 pontos
A Unidade Escoteira Local:
a. Possui site/blog atualizado – 100 pontos;
b. Possui perfil em Rede Social – 50 pontos
c. Participou de entrevista em rádio ou televisão – 100 pontos;
d. Foi tema de reportagem em jornal – 150 pontos;
e. Teve o nome mencionado em reportagem de jornal – 50 pontos;
f. Participação de pelo menos 1 associado da Unidade Escoteira Local no 7º Concurso Nacional UEB de Fotografia 2014 – 100 pontos.
CADASTRO DO INDICADOR 5
a. Dados da Unidade Escoteira Local, SIGUE Administrativo;
b. Pelo menos um perfil;
c. Pelo menos uma entrevista por ano;
d. Pelo menos uma reportagem por ano;
e. Pelo menos uma reportagem por ano;
f. A pontuação será registrada assim que a lista de inscrições homologadas seja divulgada no site da UEB.
LIMITAÇÕES DO INDICADOR 5
a. No site/blog da unidade Escoteira local deverão constar obrigatoriamente as seguintes informações: Endereço da Unidade Escoteira Local, meios de contato com a Unidade Escoteira Local, informações sobre Escotismo, seções da Unidade Escoteira Local e fotos de atividades no ano base;
b. O Perfil deverá estar em nome da Unidade Escoteira Local. Não será aceito perfil individual ou em nome de seções da UEL;
c. Será aceito somente entrevista realizada por associado da Unidade Escoteira Local. O nome da UEL deverá ser mencionado durante a entrevista. No cadastro é obrigatório fazer uma breve descrição da entrevista e anexar o link. Não é permitido cadastro que arquivo .mp3;
d. Será aceito somente jornal de circulação municipal, estadual ou nacional. Somente receberá pontuação reportagem que conste a data e o nome do jornal.
e. Será aceito somente jornal de circulação municipal, estadual ou nacional. Somente receberá pontuação reportagem que conste a data e o nome do jornal.
f. O Associado deve estar registrado na Unidade Escoteira Local, no ano base.
INDICADOR 6 – Avaliação das Atividades
Este indicador tem por objetivo avaliar atividades realizadas pela Unidade Escoteira Local, ou por seus ramos, que fazem parte do Projeto Educativo do Movimento Escoteiro.
Todas as atividades deste Indicador deverão:
• Estar cadastradas no SIGUE Administrativo;
• Ter pelo menos 1 foto cadastrada em cada atividade.
O Grupo Escoteiro:
a. Realizou acampamento de grupo no ano base – 200 pontos;
b. Todas as Patrulhas dos Ramos Escoteiro e Sênior realizaram pelo menos uma atividade de patrulha – 100 pontos;
c. Acampamento de Seção;
Todas as Seções do Ramo realizaram 1 atividade – 100 pontos
Todas as Seções do Ramo realizaram 2 atividades – 150 pontos
Todas as Seções do Ramo realizaram 3 ou mais atividades – 200 pontos
d. Participou de Atividade Cívica promovida pelo poder público;
O Grupo Escoteiro realizou 1 atividade – 50 pontos
O Grupo Escoteiro realizou 2 atividades – 75 pontos
O Grupo Escoteiro realizou 3 ou mais atividades – 100 pontos
e. Atividade Comunitária;
Cada Ramo realizou 1 atividade – 50 pontos
Cada Ramo realizou 2 atividades – 75 pontos
Cada Ramo realizou 3 ou mais atividades – 100 pontos
f. Atividade Ecológica;
Cada Ramo realizou 1 atividade – 50 pontos
Cada Ramo realizou 2 atividades – 75 pontos
Cada Ramo realizou 3 ou mais atividades – 100 pontos
g. Atividade Espiritual;
Cada Ramo realizou 1 atividade – 50 pontos
Cada Ramo realizou 2 atividades – 75 pontos
Cada Ramo realizou 3 ou mais atividades – 100 pontos
h. Atividade de Divulgação do Movimento Escoteiro ou da Unidade Escoteira Local realizada pelas Seções dos Ramos Escoteiro, Sênior e Pioneiro.
Cada Ramo realizou no mínimo 3 atividades – 50 pontos
Cada Ramo realizou entre 5 e 6 atividades – 75 pontos
Cada Ramo realizou 7 ou mais atividades – 100 pontos
LIMITAÇÕES DO INDICADOR 6
a. Será aceito somente atividade com no mínimo uma noite e com a participação obrigatória, de todas as seções ativas da Unidade Escoteira Local. Não serão aceitas atividades por Ramo, distritais, regionais ou nacionais;
b. Todas as patrulhas ativas, do Ramo Escoteiro e do Ramo Sênior, que tenham ao menos um associado registrado devem registrar a atividade de patrulha no SIGUE;
c. Será aceito somente atividade externa com no mínimo uma noite e com a participação exclusiva dos membros da seção. Não serão aceitas atividades por Ramo, de Grupo, distritais, regionais ou nacionais;
d. Será aceito somente atividade com espaço de 15 dias entre as datas;
e. Será aceito somente atividade organizada e executada pela Unidade Escoteira Local. É obrigatório o preenchimento do número de beneficiados. Atividades cadastradas como MUTCOM não pontuam;
f. Será aceito somente atividade organizada e executada pela Unidade Escoteira Local. Atividades cadastradas como MUTECO não pontuam;
g. Será aceito somente atividade organizada e executada pela Unidade Escoteira Local;
h. A atividade contabilizada não pode fazer parte do Indicador 5.
INFORMAÇÕES FINAIS
O DIPLOMA DE CERTIFICAÇÃO
O Diploma de Certificação do Grupo Padrão será concedido pela Diretoria Executiva Nacional e remetido gratuitamente às Diretorias Regionais para que procedam as entregas.
OS DISTINTIVOS
O Escritório Nacional será responsável pela confecção e venda dos distintivos. As Unidades Escoteiras Locais contempladas deverão solicitar os distintivos de “Grupo Padrão” nas categorias “Ouro”, “Prata” e “Bronze” conforme classificação obtida.
DIREITOS AUTORAIS DAS FOTOS ENVIADAS
• Com o envio das fotos a Unidade Escoteira Local declara que seus associados são autores das fotografias, e que permitem sua publicação e uso (site, catálogo, exposição, livros, promoção do concurso, etc.), não sendo a União dos Escoteiros do Brasil obrigada a qualquer remuneração do seu autor.
• Todas as fotos recebidas pertencerão a União dos Escoteiros do Brasil, esta reserva o direito de impressão, reprodução ou publicação sem que fique obrigada a conceder, a que título for, qualquer compensação, obrigando-se sempre a fazer referência ao Autor.
• Em caso de utilização das imagens, para os fins supracitados, poderá envolver qualquer alteração sem a expressa autorização de seus autores, garantindo desde logo que nenhum dano será causado a partir dessas alterações.
• Em caso algum e seja a que título for, será permitida a utilização das imagens por terceiros, sem a expressa autorização do seu Autor.
Dúvidas, informações e questionamentos favor enviar e-mail para atendimento@escoteiros.org.br.
ANO BASE 2014
“UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO”
O QUE É?
A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras Locais que alcancem um padrão mínimo de
COMO PARTICIPAR?
A Unidade Escoteira Local deverá preencher as informações no SIGUE Administrativo da sua Unidade Escoteira Local.
Para informações complementares sobre o preenchimento dos itens clique no botão “Grupo Padrão” no SIGUE Administrativo, selecione o Indicador e depois clique no botão “(?)” de cada item.
Não será necessário efetuar inscrição. A participação de todas as Unidades Escoteiras Locais (UEL) será automática.
O SIGUE vai disponibilizar um controle (check list) que vai permitir que a UEL acompanhe a situação da pontuação.
O QUE A UNIDADE ESCOTEIRA LOCAL GANHA COM A CERTIFICAÇÃO DO GRUPO PADRÃO?
1. Auxilia no estabelecimento de metas de crescimento e padrões de desenvolvimento;
2. Facilita a identificação de dificuldades que impedem o desenvolvimento qualitativo e quantitativo da Unidade Escoteira Local;
3. Agrega pessoas e soma esforços para realizar ações e atingir metas;
4. Cria um histórico da Unidade Escoteira Local; e
5. Oferece à UEB informações importantes sobre atividades realizadas pelas Unidades Escoteiras Locais as quais ajudam a compor relatórios legais da instituição e identificar possíveis formas de auxílio aos Grupos Escoteiros.
QUAL O PERÍODO QUE SERÁ ANALISADO?
O processo de Certificação do Grupo Padrão analisará, somente, informações do dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2014 (ANO BASE 2014).
QUAIS AS ETAPAS PARA CERTIFICAÇÃO DO GRUPO PADRÃO?
O Processo de Certificação do Grupo Padrão é composto de 10 etapas, descritas conforme cronograma abaixo:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
CRONOGRAMA DATA
1 Divulgação do regulamento para a Certificação do Grupo Padrão. 31/julho/2014
2 Encerramento do
3 Processamento das informações pelo SIGUE. 20/janeiro/2015
4 Período de verificação dos documentos cadastrados no SIGUE 20 a 26/janeiro/15
5 Data de divulgação do resultado da Certificação do Grupo Padrão. 27/janeiro/15
6 Encerramento do prazo para pedido de reavaliação do resultado. 03/fevereiro/15
7 Data de início para Grupos Escoteiros efetuarem a compra dos distintivos 10/fevereiro/15
8 Data do envio dos Diplomas de Certificação às Regiões Escoteiras 24/fevereiro/15
9 Prazo final para Grupos Escoteiros efetuarem a compra dos distintivos 24/março/15
10 Prazo final para reivindicar o não recebimento dos Distintivos do Grupo Padrão 12/maio/2015
Os pedidos de reavaliação do resultado deverão ser efetuados mediante envio de e-mail para atendimento@escoteiros.org.br.
QUAL A PONTUAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CERTIFICAÇÃO?
Padrão Bronze entre 1000 e 1749 pontos
Padrão Prata entre 1750 e 2499 pontos
Padrão Ouro acima de 2500 pontos
A pontuação total é obtida pela somatória dos pontos em cada Indicador.
QUAIS SÃO OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO?
O Processo de Certificação do Grupo Padrão é composto de 6 Indicadores:
1. Documentação Administrativa;
2. Formação de Adultos;
3. Aplicação do Método Escoteiro;
4. Participação na Comunidade;
5. Divulgação do Movimento Escoteiro;
6. Atividades Realizadas.
INDICADOR 1 – Documentação Administrativa
Este indicador tem por objetivo avaliar documentos que comprovem a boa administração da Unidade Escoteira Local (UEL), estimulando a boa prática, e está divido em 3 etapas:
• Etapa 1 - Documentação Básica: Cadastrar no SIGUE Administrativo:
a. Estatuto da UEL registrada em cartório, ou regulamento da UEL ou, ainda, convênio com entidade patrocinadora/mantenedora;
b. Calendário anual de atividades de sede da UEL no ano base;
c. Ata da assembleia da UEL no ano base;
d. Certificado de Funcionamento expedido pelo escritório nacional da União dos Escoteiros do Brasil, no ano base.
A confirmação do cadastro da Documentação Básica não conta ponto para a classificação final, porém possui caráter eliminatório. Portanto, a NÃO apresentação destes documentos IMPEDE a participação do Grupo Escoteiro no restante do processo de avaliação.
O período de verificação dos documentos cadastrados esta descrito no cronograma de atividades, acima.
CADASTRO DA ETAPA 1
a. Cadastra uma única vez, não é necessário cadastrar todo o ano, exceto para atualizações;
b. Atualização constante;
c. Pelo menos um por ano;
d. Cadastro feito automaticamente pelo SIGUE.
LIMITAÇÕES DA ETAPA 1
a. Não será considerada a cópia do Estatuto da UEL sem assinaturas e sem comprovação do registro em Cartório;
b. Cadastro ao menos uma atividade por mês, na agenda de atividades de sede da cada seção da UEL, desconsiderando os meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro;
c. A data da Ata de Assembleia da UEL não deverá ser inferior ao ano base.
CADASTRO DE ATIVIDADES DE SEDE
• Etapa 2 - Documentação Complementar: Cadastrar no SIGUE Administrativo.
Pontuação máxima – 800 pontos
a. Plano de Metas e Ações – 200 pontos;
b. Certidão Negativa (CND) de Tributos Federais a partir do ano base – 100 pontos;
c. Certidão Municipal ou Estadual de Utilidade Pública – 100 pontos;
d. Declaração de Apadrinhamento para fundação de nova Unidade Escoteira Local, expedida pela Diretoria Regional – 200 pontos;
e. Documento formal que ateste a participação da Unidade Escoteira Local em Conselho Municipal de interesse do Movimento Escoteiro – 100 pontos;
f. Licença de Estação de Radioamador em nome da Unidade Local, com estação instalada e ao menos um radioamador escotista classe A, nos associados registrados no ano base – 100 pontos.
CADASTRO DA ETAPA 2
a. Pelo menos um por ano;
b. Pelo menos um por ano;
c. Cadastra uma única vez, não é necessário cadastrar todo o ano, exceto para atualizações;
d. Pelo menos um por ano;
e. Pelo menos um por ano;
f. Pelo menos um por ano. A licença deverá ser cadastrada na opção de cadastro de documentos do SIGUE, no tipo Licença Estação Radioamador.
LIMITAÇÕES DA ETAPA 2
a. No Plano de Metas deverá constar, obrigatoriamente, as metas a serem alcançadas, as ações a serem realizadas e o(s) responsável (is);
b. Somente será aceito Certidão expedida pela Receita Federal;
c. No caso de publicação em jornal, identificar a Lei que declara a utilidade Pública;
d. Somente será aceito Declaração da Diretoria Regional expedida no ano base;
e. Somente será aceito Declaração do Conselho Municipal ou da Prefeitura Municipal expedida no ano base.
o O cadastro deste documento deverá ser feito até o dia 01 de dezembro;
o O documento somente será considerado, e receberá a pontuação, caso seja aprovado pela Equipe Nacional de Relações Institucionais, via SIGUE. O prazo final para esta aprovação é no mês de dezembro/2014.
INDICADOR 2 – Formação de Adultos
Este indicador tem por objetivo avaliar a preocupação da Unidade Escoteira Local com a melhoria qualitativa da chefia da Unidade Escoteira Local.
Será consideração SOMENTE o maior nível de Formação de cada membro adulto.
O membro adulto pontuará somente uma vez.
Não será necessário o envio de nenhuma documentação. Todas as informações serão retiradas dos cadastrados feitos no SIGUE Administrativo.
Nível Preliminar concluído no ano base 2014 – 30 pontos
Nível Básico concluído nos últimos 5 (cinco) anos (2009 – 2014) – 60 pontos
Nível Avançado concluído em qualquer ano – 80 pontos
Escotistas
a. Registro como Escotista na 1º ou 2º função;
b. A análise será efetuada considerando a quantidade máxima de quatro (4) Escotistas por seção;
c. O Escotista só pontua se estiver ligado (cadastrado) a uma Seção;
d. A pontuação será computada somente no Ramo em que o Escotista atua;
e. No caso de dúvida, o SIGUE vai considerar a maior pontuação;
Dirigentes Institucionais
a. Registro como Dirigente na 1º ou 2º função;
b. Pontuação máxima limitada a numero de Dirigentes registrado no SIGUE;
c. No caso de dúvida, o SIGUE vai considerar a maior pontuação.
LIMITAÇÕES GERAIS DO INDICADOR 2
Somente será computado a Conclusão de Nível;
Serão computadas as informações disponíveis no SIGUE na data prevista no item 3 do Cronograma de Atividades.
CAMPOS QUE DEVEM SER PREENCHIDOS PARA QUE O SIGUE REGISTRE A PONTUAÇÃO.
NO CASO DE ESCOTISTA, O ASSOCIADO TEM QUE ESTAR LIGADO A UMA SEÇÃO.
INDICADOR 3 – Aplicação do Método Escoteiro
Este indicador tem por objetivo avaliar a correta aplicação do Método Escoteiro pelas Unidades Escoteiras Locais.
Não é necessário o envio de nenhum documento.
Todos os documentos deverão estar cadastrados no SIGUE Administrativo.
o Veja o vídeo explicativo https://www.youtube.com/watch?v=hA6r-olEtrs
Para cada item é necessário apenas uma Ata por seção, no ano base.
Pontuação máxima – 300 pontos
a. Ata do Conselho de Patrulha de uma das patrulhas ativas, de cada seção, integrantes do Ramo ESCOTEIRO – 50 pontos;
b. Ata do Conselho de Patrulha de uma das patrulhas ativas, de cada seção, integrantes do Ramo SÊNIOR – 50 pontos;
c. Ata da Roca de Conselho, de cada seção ativa do Ramo Lobinho – 50 pontos;
d. Ata da Corte de Honra de cada seção ativa do Ramo Escoteiro – 50 pontos;
e. Ata da Corte de Honra de cada seção ativa do Ramo Sênior – 50 pontos;
f. Ata do Conselho de Clã Pioneiro – 50 pontos.
INDICADOR 4 – Participação na Comunidade
Este indicador tem por objetivo avaliar o comprometimento e envolvimento da Unidade Escoteira Local junto à comunidade em que está inserido.
Pontuação máxima – 900 pontos
A Unidade Escoteira Local realizou:
a. Uma Atividade de Arrecadação de Donativos, com a participação de todos os ramos – 200 pontos;
b. Projeto desenvolvido pela UEL em benefício da comunidade – 200 pontos;
c. Mutirão Nacional de Ação Comunitária desenvolvendo ações junto à comunidade – 150 pontos;
d. Mutirão Nacional de Ação Ecológica desenvolvendo ações junto à comunidade – 150 pontos;
e. Cadastro de projeto na plataforma Mensageiros da Paz, no site da Organização Mundial – 100 pontos;
f. Atividade com parceiros oficiais e campanhas nacionais da União dos Escoteiros do Brasil.
Realizou 1 atividade com 1 parceiro oficial / campanha nacional – 50 pontos;
Realizou 2 atividades com mais de 1 parceiro oficial / campanha nacional – 100 pontos
LIMITAÇÕES DO INDICADOR 4
a. A atividade contabilizada não pode fazer parte do projeto em benefício da comunidade do item B deste Indicador. É obrigatório o preenchimento do que foi arrecadado e sua quantidade. O cadastro múltiplo da mesma atividade, seção por seção, não pontua;
b. Itens de preenchimento obrigatório: os campos em amarelo do cadastro do SIGUE e 3 atividades do projeto, no ano base, relacionadas a atividades fora de sede do SIGUE. Veja figura abaixo.
c. Atividade cadastrada no SIGUE Administrativo, no tipo MUTCOM, conforme as regras estabelecidas para a atividade. É obrigatório o preenchimento do numero de beneficiados da atividade. Somente atividades aprovadas pela Comissão Nacional do MUTCOM recebem pontuação, conforme definido no regulamento do mesmo.
d. Atividade cadastrada no SIGUE Administrativo, no tipo MUTECO, conforme as regras estabelecidas para a atividade;
e. O link do projeto na plataforma Mensageiros da Paz deverá ser cadastrado na opção rede social, dentro do cadastro da Unidade Escoteira Local, no item Mensageiros da Paz.
f. Atividade cadastrada no SIGUE Administrativo, no tipo “parceiros / campanhas nacionais”. É obrigatório identificar o parceiro / campanha nacional em campo especifico. As atividades da Reciclecel cadastradas na mesma data do período do MUTCOM NÃO pontuam neste item. ESTA FUNÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL PARA CADASTRO ATÉ O FINAL DE AGOSTO/2014.
PROJETOS COMUNITÁRIOS
INDICADOR 5 – Divulgação do Movimento Escoteiro
Este indicador tem por objetivo incentivar a realização de ações que aumentem a divulgação do Movimento Escoteiro.
Pontuação máxima – 550 pontos
A Unidade Escoteira Local:
a. Possui site/blog atualizado – 100 pontos;
b. Possui perfil em Rede Social – 50 pontos
c. Participou de entrevista em rádio ou televisão – 100 pontos;
d. Foi tema de reportagem em jornal – 150 pontos;
e. Teve o nome mencionado em reportagem de jornal – 50 pontos;
f. Participação de pelo menos 1 associado da Unidade Escoteira Local no 7º Concurso Nacional UEB de Fotografia 2014 – 100 pontos.
CADASTRO DO INDICADOR 5
a. Dados da Unidade Escoteira Local, SIGUE Administrativo;
b. Pelo menos um perfil;
c. Pelo menos uma entrevista por ano;
d. Pelo menos uma reportagem por ano;
e. Pelo menos uma reportagem por ano;
f. A pontuação será registrada assim que a lista de inscrições homologadas seja divulgada no site da UEB.
LIMITAÇÕES DO INDICADOR 5
a. No site/blog da unidade Escoteira local deverão constar obrigatoriamente as seguintes informações: Endereço da Unidade Escoteira Local, meios de contato com a Unidade Escoteira Local, informações sobre Escotismo, seções da Unidade Escoteira Local e fotos de atividades no ano base;
b. O Perfil deverá estar em nome da Unidade Escoteira Local. Não será aceito perfil individual ou em nome de seções da UEL;
c. Será aceito somente entrevista realizada por associado da Unidade Escoteira Local. O nome da UEL deverá ser mencionado durante a entrevista. No cadastro é obrigatório fazer uma breve descrição da entrevista e anexar o link. Não é permitido cadastro que arquivo .mp3;
d. Será aceito somente jornal de circulação municipal, estadual ou nacional. Somente receberá pontuação reportagem que conste a data e o nome do jornal.
e. Será aceito somente jornal de circulação municipal, estadual ou nacional. Somente receberá pontuação reportagem que conste a data e o nome do jornal.
f. O Associado deve estar registrado na Unidade Escoteira Local, no ano base.
INDICADOR 6 – Avaliação das Atividades
Este indicador tem por objetivo avaliar atividades realizadas pela Unidade Escoteira Local, ou por seus ramos, que fazem parte do Projeto Educativo do Movimento Escoteiro.
Todas as atividades deste Indicador deverão:
• Estar cadastradas no SIGUE Administrativo;
• Ter pelo menos 1 foto cadastrada em cada atividade.
O Grupo Escoteiro:
a. Realizou acampamento de grupo no ano base – 200 pontos;
b. Todas as Patrulhas dos Ramos Escoteiro e Sênior realizaram pelo menos uma atividade de patrulha – 100 pontos;
c. Acampamento de Seção;
Todas as Seções do Ramo realizaram 1 atividade – 100 pontos
Todas as Seções do Ramo realizaram 2 atividades – 150 pontos
Todas as Seções do Ramo realizaram 3 ou mais atividades – 200 pontos
d. Participou de Atividade Cívica promovida pelo poder público;
O Grupo Escoteiro realizou 1 atividade – 50 pontos
O Grupo Escoteiro realizou 2 atividades – 75 pontos
O Grupo Escoteiro realizou 3 ou mais atividades – 100 pontos
e. Atividade Comunitária;
Cada Ramo realizou 1 atividade – 50 pontos
Cada Ramo realizou 2 atividades – 75 pontos
Cada Ramo realizou 3 ou mais atividades – 100 pontos
f. Atividade Ecológica;
Cada Ramo realizou 1 atividade – 50 pontos
Cada Ramo realizou 2 atividades – 75 pontos
Cada Ramo realizou 3 ou mais atividades – 100 pontos
g. Atividade Espiritual;
Cada Ramo realizou 1 atividade – 50 pontos
Cada Ramo realizou 2 atividades – 75 pontos
Cada Ramo realizou 3 ou mais atividades – 100 pontos
h. Atividade de Divulgação do Movimento Escoteiro ou da Unidade Escoteira Local realizada pelas Seções dos Ramos Escoteiro, Sênior e Pioneiro.
Cada Ramo realizou no mínimo 3 atividades – 50 pontos
Cada Ramo realizou entre 5 e 6 atividades – 75 pontos
Cada Ramo realizou 7 ou mais atividades – 100 pontos
LIMITAÇÕES DO INDICADOR 6
a. Será aceito somente atividade com no mínimo uma noite e com a participação obrigatória, de todas as seções ativas da Unidade Escoteira Local. Não serão aceitas atividades por Ramo, distritais, regionais ou nacionais;
b. Todas as patrulhas ativas, do Ramo Escoteiro e do Ramo Sênior, que tenham ao menos um associado registrado devem registrar a atividade de patrulha no SIGUE;
c. Será aceito somente atividade externa com no mínimo uma noite e com a participação exclusiva dos membros da seção. Não serão aceitas atividades por Ramo, de Grupo, distritais, regionais ou nacionais;
d. Será aceito somente atividade com espaço de 15 dias entre as datas;
e. Será aceito somente atividade organizada e executada pela Unidade Escoteira Local. É obrigatório o preenchimento do número de beneficiados. Atividades cadastradas como MUTCOM não pontuam;
f. Será aceito somente atividade organizada e executada pela Unidade Escoteira Local. Atividades cadastradas como MUTECO não pontuam;
g. Será aceito somente atividade organizada e executada pela Unidade Escoteira Local;
h. A atividade contabilizada não pode fazer parte do Indicador 5.
INFORMAÇÕES FINAIS
O DIPLOMA DE CERTIFICAÇÃO
O Diploma de Certificação do Grupo Padrão será concedido pela Diretoria Executiva Nacional e remetido gratuitamente às Diretorias Regionais para que procedam as entregas.
OS DISTINTIVOS
O Escritório Nacional será responsável pela confecção e venda dos distintivos. As Unidades Escoteiras Locais contempladas deverão solicitar os distintivos de “Grupo Padrão” nas categorias “Ouro”, “Prata” e “Bronze” conforme classificação obtida.
DIREITOS AUTORAIS DAS FOTOS ENVIADAS
• Com o envio das fotos a Unidade Escoteira Local declara que seus associados são autores das fotografias, e que permitem sua publicação e uso (site, catálogo, exposição, livros, promoção do concurso, etc.), não sendo a União dos Escoteiros do Brasil obrigada a qualquer remuneração do seu autor.
• Todas as fotos recebidas pertencerão a União dos Escoteiros do Brasil, esta reserva o direito de impressão, reprodução ou publicação sem que fique obrigada a conceder, a que título for, qualquer compensação, obrigando-se sempre a fazer referência ao Autor.
• Em caso de utilização das imagens, para os fins supracitados, poderá envolver qualquer alteração sem a expressa autorização de seus autores, garantindo desde logo que nenhum dano será causado a partir dessas alterações.
• Em caso algum e seja a que título for, será permitida a utilização das imagens por terceiros, sem a expressa autorização do seu Autor.
Dúvidas, informações e questionamentos favor enviar e-mail para atendimento@escoteiros.org.br.
domingo, 3 de agosto de 2014
Primeiro Encontro Regional do Conselho Consultivo no RN.
Inicio o encontro, com as palavras do presidente da região Ivan Alves do Nascimento, o Encontro Regional do Conselho Consultivo com a presença de 58 representantes de grupos de todo o estado como: presidentes e representantes dos grupos Escoteiros do Rio Grande do Norte, no Complexo Educacional Henrique Castriciano em Natal.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
ACAMPAMENTO DE FÉRIAS DO GRUPO DE ESCOTEIORS SEVERINO RAMOS DE OLIVEIRA 107-RN
Aconteceu nesse final de semana 17,18 e 19 de Janeiro o acampamento de Férias dos Escoteiros que faze parte do G.E 107-RN.
Tivemos a participação de tropas escoteiras e Seniores (Guias), começando na sexta-feira (17) as 14h30m com uma caminhada de 6km até o local do Acampamento que foi realizado no Sitio Barra do Riacho Verde de Propriedade do Sr. José Anchieta e Esposa, A Chefia realizou uma vasta programação com o auxilio dos Pioneiros para que os que participaram tivesse bastante motivação nesse acampamento, a noite foi realizado uma dinâmica de integração e amizade realizado pelo Akelá Romualdo para todos os presentes.
No sábado (18) depois das atividades programadas ( pista de obstáculo, jogo do KIM Sabores, Falsa Baiana e escalada, tivemos o Fogo de Conselho ( TEMA CONVIVÊNCIA COM A SECA), com a presença dos colegas dos grupos de escoteiros de Caicó e Cruzeta ( 15 Caicós e 102 Manoel Dantas), logo após atividade noturna com reflexão.
Domingo ( 19) os jovens realizaram suas comidas mateiras e um momento de lazer na piscina e desmontaram acampamento e retornaram a cidade de Ouro Branco-RN.
VEJA NOSSO ÁLBUM Nº I DE FOTOGRAFIA DO EVENTO:
Assinar:
Postagens (Atom)