segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

GOVERNADOR ROBINSON FARIA RECEBE TÍTULO DE PRESIDENTE DE HONRA DOS ESCOTEIROS DO RN


O Governador Robinson Faria e a primeira dama e secretária de Estado da Assistência Social, Julianne Faria, receberam na noite deste domingo (11) o título de presidente e vice-presidente, respectivamente, dos Escoteiros do Rio Grande do Norte. A honraria foi concedida durante a abertura do VI Jamboree, evento mundial realizado no estado que reúne 4.022 escoteiros do Brasil, Portugal, Chile e Estados Unidos, e que terá encerramento no dia 16 de janeiro.

O evento foi realizado no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Estiveram presentes na abertura oficial e deputado federal diplomado Antônio Jácome, e os deputados estaduais Hermano Morais e Jacó Jácome.  Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com mil escoteiros de 125 municípios. Parte crescente desse número vem de um projeto pioneiro no país e idealizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, o Escotismo na Escola.
O movimento visa, com a participação de estudantes das escolas públicas estaduais, apresentar e fomentar a prática do escotismo.

Na abertura oficial, o Governador Robinson Faria e a secretária Julianne Faria receberem o lenço escoteiro do presidente nacional da União dos Escoteiros do Brasil, Marco Romeu, e do presidente regional e do Rio Grande do Norte dos Escoteiros, Ivan Nascimento, e fizeram o juramento, bem como a oração dos escoteiros. Robinson Faria falou sobre a honra em ser o presidente de honra no Rio Grande do Norte. “Para mim, como Governador, é uma alegria muito grande receber o lenço e falar para pessoas de todo o Brasil aqui no estado. Nosso governo está de portas abertas e dará todo o apoio nesse momento especial”. 

Sobre o movimento escoteiro no Rio Grande do Norte, o que mais cresce dentre todos os estados brasileiros, o chefe do Executivo Estadual também falou sobre os valores praticados e relevância da parceria com o Governo do estado. “Estamos iniciando agora a nossa gestão, mas vamos dar continuidade a parceria que já temos com os Escoteiros, principalmente com o Escotismo na Escola, para fomentar o que já se pratica como a cidadania, solidariedade, cultura, educação, inventivo ao esporte e ao lazer. Queremos aumentar ainda mais, com o apoio das escolas, o número de praticantes nos municípios potiguares”, encerrou o Governador.


Jamboree 

O Jamboree é um encontro mundial, com edições nacionais e regionais, que reúne escoteiros de todos os lugares do mundo que acampam e trocam experiências por meio de diversas atividades. Em 2015, no RN, o Jamboree tem como tema “O mundo que queremos”, e terá módulos de atividades especiais, desafio e aventura, arte e artesanato, aldeia global, sombra e água fresca, Brasil Sustentável, Jogos sem fronteiras, além de atividades noturnas e na Lagoa do Bonfim, na praia de Camurupim, no Forte dos Reis Magos e no maior cajueiro do mundo, em Pirangi. O símbolo escolhido para representar o estado no evento foi o caju, fruta típica do RN 









Nenhum comentário:

Postar um comentário