sábado, 30 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA

107° GRUPO ESCOTEIRO SEVERINO RAMOS DE OLIVEIRA.

scout12.jpg (23537 bytes)
Sempre Alerta para servir o melhor possível!



É com imensa alegria que hoje escrevo esta mensagem que deve ser espalhada a todo grupo Escoteiro, lobinhos(as), escoteiros(as), séniores, guias, pioneiros(as), chefes, pais e colaboradores de nosso grupo.
Hoje, festejamos um grande marco em nossas vidas que é a Páscoa: onde Cristo venceu a morte e nos deu a esperança de lutar por uma vida melhor e digna sem exclusões e onde todos que vivem neste mundo tenham condições de vida plena, cheio de amor, saúde e alegria.
Ontem comemoramos 500 anos de descobrimento de nosso país, será que é verdade? Há algum motivo para a gente comemorar o sofrimento de índios, negros, crianças sem escola, a falta de emprego para nossos pais ? Já os pioneiros desta terra linda e maravilhosa são extintos a cada instante sem ao menos terem o direito de se expressarem e viverem dignamente como filhos e filhas de Deus. Os negros que infelizmente encontram ainda discriminações raciais, e os pobres de nosso Brasil que frente as infinitas riquezas de nossa pátria não tem nem o suficiente para comer e para sobreviver como seres humanos.
Páscoa é passagem da morte para a vida. Q nosso grande e amoroso chefe do eterno acampamento do céu, nos convida a participar e viver uma linda comunhão de fé e fraternidade, partilhando com o próximo uma verdadeira ressurreição de nossas vidas.
Cristo ressuscitou, isto é, passou da morte para a vida. Agora, também nós estamos salvos da morte e temos certeza da vida. Cristo, nosso amigo, nos deu sua vida e nos chamou para ficarmos unidos com o Pai.
Saímos dum estado de solidão e tristeza, para a alegria de saber que Cristo está conosco, ontem, hoje e sempre.
Ser escoteiro é optar pelo melhor possível, ser escoteiro é viver uma vida cheia de aventuras sadias, mergulhar no santuário da natureza para nela ler e refletir a grande mensagem do Criador! Ser escoteiro é formar um bom caráter e uma personalidade voltada para o bem de todos. Por isso, vamos agradecer a Deus por esta grande oportunidade e ser gratos também a nossos queridos pais que nos abriram mais esta porta para nossa formação espiritual e cívica.
Não pense que quanto maior for o seu ovô de Páscoa maior será a festa. Pense em Cristo que ressuscitou e está vivo em nosso meio, e este é o grande motivo para nós escoteiros nos alegrarmos e viver fielmente a nossa promessa escoteira.

Feliz Páscoa a todos e um cordial sempre alerta para servir o melhor possível

quinta-feira, 28 de março de 2013

UEB publica os mapas para acompanhamento da progressão pessoal

Os Escoteiros do Brasil estão disponibilizando mapas de acompanhamento da progressão pessoal, para os Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior, permitindo que cada jovem possa anotar as atividades realizadas e conferir seu avanço no desenvolvimento pessoal.

Em cada mapa os jovens podem sinalizar o que já realizaram, visualizando o caminho que já foi percorrido, suas conquistas e o que lhe está sendo oferecido.
Os novos mapas estão disponíveis na Loja Escoteira Nacional.

Escoteiros do Brasil lançam Manual do Escotista Ramo Escoteiro



Como última etapa da publicação do material do programa educativo atualizado, foi publicada a nova edição do Manual do Escotista Ramo Escoteiro, completando um conjunto de 18 livros produzidos nos últimos três anos.
O novo livro já pode ser adquirido na Loja Escoteira Nacional.

Escoteiros alertam para uso racional da água

Os escoteiros do 52º Grupo Henrique Castriciano participaram, no sábado (23), de uma caminhada alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Com o tema "Água: o mundo que queremos", a iniciativa teve como objetivo chamar a atenção para a importância do uso racional dos recursos naturais, sobretudo a água, do cuidado e proteção do meio ambiente. A atividade fez parte de um conjunto de ações que visam conscientizar a população acerca da preservação da água. A governadora Rosalba Cirarlini prestigiou o evento.

O grupo se concentrou cedinho, às 7h, na Administração Central da Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern). Todo o efetivo do grupamento esteve presente. Foram 26 lobinhos e lobinhas; 28 escoteiros e escoteiras; 16 seniores e guias; e 26 adultos (escotistas), que receberam kits com camisa e sacos de lixo para carro da Semana da Água.
Eles percorreram uma extensão de 1,3 quilômetro até o Parque das Dunas, passando pela rua Nossa Senhora de Lourdes, av. Zacarias e Monteiros, até a av. Alexandrino de Alencar. Na programação, teve apresentação do poeta mossoroense Antônio Francisco e atividades de interação entre os participantes.
Fonte: Assessoria de Comunicação

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica



A União dos Escoteiros do Brasil promoverá o XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, que será realizado entre os dias 08 de junho e 14 de julho. O tema será “Água: o mundo que queremos” e terá como um dos objetivos educar a  atual geração para que trabalhe pela sobrevivência sustentada das gerações futuras. O MutEco contará com a parceria da Rede Ambiental Escoteira (RAE).
As ações do MutEco deverão ocorrer nos respectivos distritos ou grupos escoteiros e terá como público-alvo os ramos lobinho, escoteiro, sênior, pioneiro e comunidade em geral.
Mais informações poderão ser encontradas no conteúdo programático:

ARQUIVOS RELACIONADOS

XXII Mutirão Nacional de Ação Ecológica - programa disponível!


quarta-feira, 27 de março de 2013

Seleção para funcionários: Divulgação de Resultados


                                                                                                                                                                                                                              O Escritório Regional dos Escoteiros do RN informa que o resultado da Seleção para funcionários do Projeto Escotismo nas Escolas será divulgado nesta quarta feira, 27/03, as 12:00h.
Desde já agradecemos a todos os candidatos.

Escoteiros do RN.

Coordenação do Mutipio 2013 nos preparativos do maior evento pioneiro do ano



O Rio Grande do Norte se prepara para o maior evento do Ramo Pioneiro do estado, o Mutirão Regional Pioneiro 2013, que vai acontecer no período de 12 a 14 de abril, em Natal. Com o tema: "Fim do Mundo: Sobrevivemos para Servir", o evento traz uma programação atraente e variada com atividades e jogos para os pioneiros, além do serviço comunitário, por meio do Método OASIS. Nesta edição o evento conta com a coordenação do Mestre Bráulio André e apoio da Comissão Regional Pioneira - COREPIO.
Segundo a coordenação do evento são esperados cerca de 100 jovens. Podem se inscrever jovens de todo o Nordeste, sem limite de vagas. Já houve inclusive a confirmação da participação de jovens de outros estados como Pernambuco. Informamos que a quantidade de vagas para equipe de serviço é limitada a 40 (quarenta) vagas. A taxa do evento será de R$ 50,00 (cinquenta reais) para jovens e escotistas e R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para equipe de serviço, que poderá ser parcelado em duas vezes, na forma de pagamento via boleto bancário.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de março através do MEU SIGUE. Via de regra, aos primeiros usuários do SIGUE Jovem o login solicitado corresponde ao registro do associado sem o dígito. (Número após o hífem). Já a senha solicitada, corresponde a data de nascimento. Exemplo: Registro nº : 12345-6, Login: 12345. Senha: Data de Nascimento sem “/”. 30081992.
O Mutirão Pioneiro é a maior atividade para pioneiros, que são os jovens de 18 a 21 anos incompletos, de ambos os sexos. O programa educativo dos Escoteiros o Brasil para essa faixa etária visa aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço à comunidade e ao exercício da cidadania com base nos valores da Promessa e da Lei Escoteira. O lema do pioneiro é SERVIR. Esse é um evento que acontece anualmente em uma cidade diferente, a escolhida este ano foi Natal. A programação está recheada com atividades escoteiras e comunitárias, além de momentos de diversão e confraternização entre os jovens.
 Na edição deste ano os pioneiros vão revitalizar a Praça das Mangueiras, localizada no bairro Soledade I, Zona Norte da cidade. Para essa ação os pioneiros envolvem toda a comunidade, já fecharam parceria com grupos de jovens católicos e evangélicos. No Multirão Pioneiro 2012 realizado em Pendências/RN eles restauraram a biblioteca municipal.
Na tarde desta terça-feira (26) a coordenação do evento se reuniu na sede do Escritório Regional dos Escoteiros do Brasil/RN. Na ocasião estiveram com o presidente da região do RN Ivan Nascimento, que veio dar seu apoio a equipe de jovens. Se você é pioneiro não fique fora deste grande evento, ainda dá tempo faça sua inscrição. Dúvidas e/ou informações: eventos@escoteirosrn.org.br, braulio_andre@yahoo.com.br, luiz_miiranda@hotmail.com ou pelo telefone: (84) 3211-9447.

Leia mais: Mutirão Regional Pioneiro - Inscrições Abertas

terça-feira, 26 de março de 2013

PENSANDO EM COLOCAR O FILHO NO ESCOTEIRO? VEJA OS BENEFÍCIOS.

Você sabia que participar de um grupo de escoteiros pode trazer muito mais benefícios à criança do que apenas fazer novos amigos e divertir-se? O Escotismo, movimento que existe há mais de 100 anos no mundo todo, tem a proposta de contribuir para a formação dos jovens para a vida, estimulando que suas capacidades físicas, intelectuais e sociais sejam desenvolvidas ao máximo e reforçando, principalmente, a construção do caráter.
Segundo Luiz Cesar de Simas Horn, psicólogo e gerente de Métodos Educativos da União dos Escoteiros do Brasil, as crianças que entram para o movimento participam de uma série de atividades ao ar livre, que as coloca em contato com o meio ambiente, atividades comunitárias, jogos, tarefas em equipe, cerimônias, trabalhos manuais, técnica de campismo, etc. Ainda de acordo com ele, isso reflete diretamente no cotidiano do jovem. “Eles mostram mais iniciativa, maior capacidade de enfrentar as dificuldades e os obstáculos, alegria, companheirismo e grande capacidade de convivência com a diversidade e diferenças de pensamento”, declara.
O Escotismo é baseado em um sistema de valores que norteiam todas as atividades. São eles: dignidade, lealdade, igualdade, honestidade, fraternidade, cortesia, respeito à natureza e à vida e pureza de propósitos. “Além disso, são oferecidas oportunidades para que os jovens exercitem a liderança, a cooperação, a autonomia e a responsabilidade”, explica Luiz.
O movimento se divide em ramos baseados em faixas etárias: o Lobinho é para meninos e meninas de 6 a 10 anos de idade; o Escoteiro, para meninos e meninas de 11 a 14 anos; o Sênior é destinado a rapazes e moças de 15 a 17 anos; e o Pioneiro é composto por rapazes e moças de 18 a 21 anos de idade.
Normalmente, são realizadas atividades uma vez por semana (em geral, aos sábados), além de excursões e acampamentos, que podem acontecer durante um final de semana ou as férias.
Fonte: http://bebe.bolsademulher.com

ENTREVISTA COM SCOTT TEARE – O NOVO SECRETÁRIO GERAL DO ESCOTISMO MUNDIAL.


ENTREVISTA COM SCOTT TEARE – O NOVO SECRETÁRIO GERAL DO ESCOTISMO MUNDIALDesde janeiro de 2013, Scott Teare é o novo Secretário Geral da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, assumindo o lugar de Luc Panissod. Scott está a serviço do Escotismo Mundial por algumas décadas embora em diferentes posições antes de assumir este importante cargo.

Scott foi condecorado com o Lobo de Bronze pelo Comitê Escoteiro Mundial em setembro de 2012, particularmente por sua contribuição internacional e ao Escotismo Mundial em sua função anterior como Diretor Internacional da Boy Scouts of America (BSA). Contribuiu significativamente com o desenvolvimento e aplicação da política internacional da BSA. Como parte das atividades dessa função, estabeleceu contatos diplomáticos, manteve relacionamentos e representou a BSA perante empresas americanas que atuam no exterior, embaixadas estrangeiras, líderes do governo, chefes de estados e membros da família real, em um esforço para proporcionar apoio financeiro contínuo e crescimento do efetivo no Escotismo Mundial.

Scott assume sua nova função em um momento crucial para o Escritório Escoteiro Mundial (World Scout Bureau), que passa por significativas mudanças em sua gestão.

ENTREVISTA:


Como você se sente sendo escolhido como o novo Secretário Geral da Organização Mundial do Movimento Escotista (OMME)?

Wow! Uma honra. Absolutamente emocionado e honrado.

Você pode nos dizer o que te inspirou para se candidatar ao cargo de Secretário Geral?

Primeiro de tudo, o Escotismo tem sido a minha carreira profissional desde minha graduação na universidade. Ocupei várias posições antes de ter sido nomeado Diretor Internacional da BSA. Todas as funções foram gratificantes e eu sempre senti que fiz significantes contribuições. Em abril de 2012, fui abordado por alguns amigos, os quais respeito muito, e eles me perguntaram se eu me candidataria à posição de Secretário Geral. Depois de pensar sobre essa possibilidade por alguns dias, ficou claro que eu, na verdade, havia trabalhado toda a minha carreira para assumir desafios. Nunca foi minha intenção assumir essa função como parte da minha carreira, mas algumas vezes as coisas parecem se encaixar.

Você tem uma vasta experiência em Escotismo, não apenas nos EUA, mas também a nível Interamericano e Mundial. Pode nos contar um pouco sobre suas experiências e aprendizagem com os vários voluntários e profissionais que até agora têm servido no Escotismo?

Não consigo deixar de pensar como as relações entre profissionais e voluntários evoluíram ao longo dos meus anos como escoteiro profissional. É um fenômeno quase impossível de explicar. A relação com voluntários é uma parceria... cada um de nós com um papel definido a cumprir, e, ainda, trabalhando juntos como um time para fazer o nosso melhor possível. São essas experiências compartilhadas que me levaram até onde eu estou hoje.

Também devo mencionar que eu sou muito grato à BSA, por me permitirem servir ao mundo do Escotismo pelos últimos doze anos. Eu posso ter sido um funcionário da BSA, mas fui encorajado e desafiado a trabalhar a fim de apoiar o Escotismo em todos os cantos do mundo.

Conte-nos um pouco sobre quem é Scott Teare?


Vamos começar com isso: Meu nome é Scott Teare e sou um Mensageiro da Paz!

Entrei para o Movimento Escoteiro com oito anos de idade. Eu me lembro de me sentar no fundo do ônibus da escola com meus amigos e aprender sobre a Promessa e a Lei do Lobinho. Naquele momento, o centro de todo o universo do Movimento Escoteiro estava ali, no meu bairro, onde eu estava com meus melhores amigos. Quem poderia adivinhar que, entrando para a alcateia, me levaria a uma vida de amizades que iriam eventualmente abranger todo o mundo?

Ao olhar para os meus primeiros dias de Escotismo, recordo-me dos amigos que fiz e com os quais mantive contato anos mais tarde, já adulto. Sim, eu acredito que meus amigos do ensino médio e da universidade eram importantes, mas foram meus amigos escoteiros que permaneceram como meus amigos na idade adulta.

Meus pais apoiavam muito às atividades escoteiras. Eles me incentivavam, através de seus exemplos pessoais, a como utilizar meu tempo em serviço dos outros. Nós não éramos uma família rica, mas meus pais fizeram muitas coisas para ajudar àqueles em necessidade. É esse ato de ajudar o próximo que define o homem que eu me tornei. Aqueles que me conhecem melhor entendem minha paixão em ajudar os jovens.

Poucos sabem que já considerei ingressar ao sacerdócio. Quando meu pai informou ao padre da nossa paróquia que eu havia escolhido uma carreira no Escotismo em vez de uma carreira na igreja, nosso padre bateu palmas e explicou: “A igreja ganhou!”. E eu nunca olhei para trás.

Recentemente tive um bom amigo que “partiu para o grande acampamento” chamado Zig Zigler. Zig era um palestrante motivacional e escritor. Uma vez ele me disse que uma criança hoje soletra “amor” e “tempo”. Não consigo pensar em um presente melhor que um Escotista pode oferecer a uma criança ou jovem além do tempo.  É o que nos distingue de tantos outros em nosso acelerado mundo. “Tempo” é o presente precioso para dar a um jovem nos dias de hoje.

Esses são tempos de mudança no Escotismo Mundial e há muita coisa acontecendo com o Escritório Escoteiro Mundial. Sob estas circunstâncias, que tipos de desafios, riscos e oportunidades você pode antecipar em seu novo papel?

Há resoluções da Conferência Escoteira Mundial que orientam o Comitê Escoteiro Mundial e nos desafiam a fazer coisas melhores em diversas áreas. A sociedade muda. As pessoas mudam. A nossa forma de trabalhar também muda. O próprio rosto do Escotismo mudou. Se o Escritório Escoteiro Mundial- e isso inclui o escritório central e os nossos seis Escritórios Regionais – devem permanecer relevante em uma sociedade em rápida mudança... então há uma necessidade de se repensar a forma como atuamos. No entanto, as mudanças precisam acontecer sempre pelas razões certas e sem interrupção dos serviços.

Tornou-se claro que devemos capacitar nossos escritórios regionais para aumentar seu apoio às Organizações Escoteiras Nacionais (OENs)... para ajuda-las a ter mais capacidade de construção e desenvolvimento. Para alguns, isso pode parecer simples, mas, na realidade, isso é um pouco complexo e requer uma liderança focada. Eu acredito que o Comitê Mundial e seu pessoal profissional estão preparados para dar essa liderança necessária.

As pessoas estão interessadas em saber mais sobre sua vida fora do Escotismo, seus interesses e hobbies. Pode compartilhar alguns detalhes?

Houve um tempo em que eu joguei muito golfe e ia esquiar com a maior frequência que eu podia. À medida que fui me envolvendo mais no Escotismo Mundial, tais atividades foram deixadas de lado. Minha família te diria que eu me tornei um workaholic. E não posso negar isso. No entanto, a leitura continua sendo uma fuga agradável para mim... Se bem que agora passei a usar um e-reader. Ahhhh... Tecnologia moderna!

Qual a sua visão para o futuro do Escotismo Mundial?

Que fazemos tudo que é possível para chegar a mais jovens com a “magia” que o Escotismo tem, capaz de mudar vidas.

Reunião sobre Participação Juvenil


Reunião sobre Participação JuvenilDe 8 a 10 de fevereiro de 2013, no Escritório Escoteiro Mundial - Região Interamericana, localizado na Cidade do Saber, Panamá, reuniram-se adultos e jovens da Colômbia, Honduras, Argentina, Guatemala, México, Panamá, Curaçao e Brasil que, em algum momento foram um ponto de referência  em participação juvenil. O Brasil foi representado pela Fernanda Vogt, membro da Equipe Nacional de Imagem e Comunicação e Coordenadora da Rede Interamericana de Jovens.



Os temas sobre participação juvenil e empoderamento da rede de jovens foram abordadas, guiadas pelo documento “Youth Involvement, Youth Empowerment” (Participação Juvenil, Empoderamento Juvenil). Analisando os pontos fortes e fracos interamericanos e nacionais, conseguimos a definição de objetivos e estratégias futuros, que nos permitirão gerar uma política regional que facilite a detonação deste tópico nas Organizações Escoteiras Nacionais.

Escoteiros participam de audiência pública sobre o Estatuto da Juventude.

Escoteiros participam de audiência pública sobre o Estatuto da JuventudeNo último dia 15 de março, ocorreu em Porto Alegre uma audiência promovida pelo Senador Paulo Paim (PT-RS). A última da série de três audiências públicas fez parte das consultas que o atual relator do texto do Estatuto da Juventude (PL 98/2011) realizou para alinhar os últimos pontos antes do final da tramitação junto à Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. Estiveram presentes cerca de 200 jovens de vários movimentos sociais em um dos plenários da Assembleia Legislativa do RS.


Também estiveram presentes: a Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, a presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, a Deputada Federal Manuela D’Avila (PCdoB-RS), além dos gestores estaduais e municipais de juventude, o sr. Maurício Piccin e Luizinho Martins, respectivamente. Também esteve presente o deputado estadual e escoteiro Vinícius Ribeiro (PTB-RS). Entre os pontos abordados estiveram: a importância da aprovação do Estatuto da Juventude, por tratar de direitos fundamentais para os jovens do país, a vanguarda em que o país se coloca ao definir em legislação completa essa fase tão importante da vida dos seus cidadãos e também a questão da idade de 15 a 29 anos, que ainda é um pouco polêmica.

Ao final, o jovem Áquila Paz da Rosa, representante dos Escoteiros do Brasil junto ao CONJUVE, foi escolhido pela assessoria de imprensa de Paulo Paim para entregar-lhe um presente de aniversário, pois exatamente na data o senador comemorou 61 anos. O presente, em nome de toda a sociedade brasileira, foi um disco de 1973 que traz gravado a Declaração Universal dos Direitos Universais. Aproveitando a ocasião, também lhe foi entregue um lenço escoteiro, simbolizando mais um laço de amizade que o Movimento Escoteiro criou com uma importante figura pública brasileira.










Sob neve, duquesa Kate visita escoteiros e 'encara' espetinho.

Duquesa de Cambridge visitou acampamento no norte da Inglaterra.
Grávida, ela acompanhou atividades debaixo de neve.

Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, visitou um acampamento de escoteiros nesta sexta (22) em Newby Bridge, em Cumbria, norte da Inglaterra.
A duquesa, grávida, enfrentou neve e frio para ajudar os escoteiros em suas atividades de rotina, como fazer fogo e preparar a refeição. Durante a visita Kate, ainda experimentou o espetinho preparado no acampamento.
Kate ajuda a preparar a refeição no acampamento (Foto: Andy Stenning/AFP) Kate ajuda a preparar a refeição no acampamento (Foto: Andy Stenning/AFP)
Princesa aguarda seu 'espetinho' ficar pronto (Foto: Andy Stenning/AFP)Princesa aguarda seu 'espetinho' ficar pronto (Foto: Andy Stenning/AFP)
Antes das refeições Kate aprende como fazer fogo  (Foto: Andy Stenning/AFP)Antes das refeições Kate aprende como fazer fogo (Foto: Andy Stenning/AFP)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Menino vira herói ao salvar irmão após ter aula de primeiros socorros Bombeiros participam de um programa para ensinar prevenção de acidentes e procedimentos de emergência em escolas públicas de SP.

A gente nunca sabe quando vai surgir uma emergência. Mas quando uma mulher precisou de ajuda nos Estados Unidos, na semana passada, dois meninos sabiam o que fazer.
Susanna Rohm estava em casa, sozinha com o filho: "Notei que ele parou de reagir ao meu sorriso. Coloquei o dedo embaixo do narizinho e vi que ele não estava respirando", ela conta.
Susanna correu para a rua e achou Ethan, de 10 anos, e Rocky, de 9, brincando de bola.
Os garotos ligaram para o resgate e, antes mesmo de a ambulância chegar, ensinaram a mãe a socorrer o bebê. "Use dois dedos e pressione o peito dele", disse Rocky.

"Eles estavam tão seguros, que eu obedeci", declara Susanna. Deu certo. O filho de Susanna voltou a respirar.
No Brasil o Fantástico encontrou uma história bem parecida, que aconteceu com uma família que vive no interior de São Paulo. O João Victor virou herói na cidade, ele conseguiu salvar o irmãozinho, o Tiago.
“A gente estava arrumando a mala para a gente poder viajar, aí minha mãe percebeu que o Tiago não estava”, lembra.
Tiago, de 1 ano, tinha caído na piscina. “Eu olhei assim para a piscina, eu vi o pezinho dele. Eu saí correndo e pulei na piscina. Naquela época não tinha grade. Entrei, peguei, coloquei no chão e fiz a massagem”, lembra João Victor.
Tanto o João Victor como os meninos americanos sabiam prestar primeiros socorros. João Victor aprendeu no acampamento de escoteiros. Rocky e Ethan, na escola.
Bombeiros participam de um programa que vai a escolas públicas paulistas para ensinar prevenção de acidentes e procedimentos de emergência.
Primeira lição: ligar para os serviços de resgate.
Segunda lição dos bombeiros: enquanto o resgate não chega, e se a pessoa está inconsciente e sem respirar, pode ser feito os procedimentos que você vê no vídeo ao lado.
Um detalhe: nem sempre a respiração boca a boca é indicada. “Em atendimento de rua, ou em atendimento público, isso deve ser evitado porque você não tem a condição mínima de se proteger”, diz o Dr. Mario Quintas, do Hospital das Clínicas - USP.
Até os professores aprendem. “Não tinha conhecimento. Entraria em pânico e talvez acabaria prejudicando ao invés de ajudar”, diz uma delas.
No Brasil, não existe uma lei que obrigue as escolas a ensinar primeiros socorros.
“Mas a gente incentiva sempre, não só bombeiros, Samus, a rede médica, mas outros parceiros que tenham essa experiência e possam visitar as escolas e participar”, declara Romeu Caputo, Secretário de Educação Básica do MEC.
O conhecimento do João Víctor foi fundamental. Marco Barroca, diretor do hospital que atendeu o irmãozinho dele, confirma: “A atitude do irmão salvou a vida ou pelo menos minimizou uma possível sequela que ele pudesse ter. O cérebro, três minutos sem oxigenação, a pessoa desmaia, com cinco minutos já pode ter lesão irreversível”, explica.
“Eu guardei todas as coisas para ele ver que o irmão salvou ele, que ele está vivo por causa do irmão, né?”, conta a mãe dos meninos.
“Me sinto um herói salvando meu irmão”, revela João.

domingo, 24 de março de 2013

ESCOTEIROS DO BRASIL CELEBRAM O DIA MUNDIAL DA ÁGUA


A cada ano os Escoteiros do Brasil elegem um tema que irá nortear as atividades daquele período, sejam elas sociais, ambientais, acampamentos ou grandes encontros. Em 2013 a temática escolhida foi Água: o mundo que queremos. Sendo assim, o Dia Mundial da Água [22/03] não poderia passar em branco.
Nesse dia tão especial, quando nos lembramos da importância da água para a sobrevivência das pessoas, é lançado o XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – MutEco. Todos os Lobinhos e Lobinhas, Escoteiros e Escoteiras, Seniores e Guias, Pioneiros e Pioneiras, Pais, Escotistas e Grupos Escoteiros estão convidados a desenvolver atividades ecológicas, voltadas para as comunidades locais com a temática da água.
As atividades do MutEco deverão ocorrer de 08/06/2013 à 07/07/2013 e em breve será lançado o programa da atividade, com dicas e fichas que poderão servir de auxílio na realização das ações.
Esse ano, o WWF [http://www.wwf.org.br/] é nosso parceiro e assim como nós, contribui para a conservação da natureza e uso racional dos recursos naturais.
Para comemorar a data de hoje, disponibilizamos um cartaz que poderá ser fixado em escolas, prédios, comércio local e nos Grupos Escoteiros [sempre lembrando de pedir autorização]. 
Se todos economizarem e cuidarem bem da água, não vai faltar para ninguém!!

ARQUIVOS RELACIONADOS


Cartaz A4 do XXII MutEco

Cartaz A4 do XXII MutEco - Preto e Branco

sábado, 23 de março de 2013

Escoteiros se destacam no aniversário de 50 anos de Equador/RN

No sábado (16/03) os Grupos Escoteiros 126/RN Stanislau Junior e o 107/RN Severino Ramos de Oliveira promoveram uma atividade escoteira em comemoração aos 50 de emancipação política do município de Equador/RN. Houve o hasteamento do pavilhão nacional, a prefeita Noeide Sabino fez sua promessa escoteira e os escoteiros fizeram apresentações em praça pública. Para finalizar as comemorações a Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene para lançamento do selo comemorativo dos 50 anos.
Além da prefeita, participaram do evento o vereador Júnior de Zé Geraldo, o comandante do destacamento da policia militar no município Sargento Denon e o ex-prefeito Zenon Sabino de Oliveira. Além dos escotistas Talisson Maia e Irivan Alves.
Confira o álbum do evento.

Escoteiros do RN promove Encontro de Coordenadores e Formadores 2013



Neste final de semana, os Escoteiros do Rio Grande do Norte estão promovendo o Encontro de Coordenadores e Formadores 2013, o evento que será realizado em Natal no Complexo de Ensino Noilde Ramanho, Rua Prefeita Eliane Barros, 2000, Tirol, tem início às 13h30 do sábado e se encerra às 12:00 horas do domingo.
Esse encontro reúne coordenadores distritais e de eventos, assim como membros da equipe de formação do escotismo potiguar. Cerca de 80 pessoas estarão participando desse momento que é um norteador das atividades que serão realizadas ao longo do ano, tanto eventos quanto os cursos de capacitação.
Os Escoteiros do Rio Grande do Norte passam por um processo de crescimento contínuo, tanto em número de participantes quanto em qualidade em todas as nossas atividades. No ano de 2012, superamos todos os números e realizamos os maiores eventos regionais e o maior número de cursos da história dos Escoteiros do Rio Grande do Norte. Por isso a atualização deve ser constante, para que continuemos a oferecer um escotismo de qualidade para nossos jovens – destaca Ivan Nascimento, diretor presidente dos Escoteiros do RN.

sexta-feira, 22 de março de 2013

o que é o escotismo ?

Escotismo

Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Promessa escoteira

A promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.

Promessa escoteira em Libras

Promessa escoteira

A promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.

Lei escoteira

Conceitos inerentes à Lei Escoteira

Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confiança.
Quando Baden-Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.

Os dez artigos da Lei Escoteira

1. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.
"A Honra para um Escoteiro é ser digno de toda confiança. Como um Escoteiro, nenhuma tentação, por maior que seja, e embora seja secreta, irá persuadi-lo a praticar uma ação desonesta ou escusa, mesmo muito pequena. Você não voltará atrás a uma promessa, uma vez feita. A palavra de um Escoteiro equivale a um contrato. Para um Escoteiro, a verdade, e nada mais que a verdade." Baden-Powell

2. O Escoteiro é leal.
"O Escoteiro é leal à Pátria, à Igreja, às autoridades do governo, aos seus pais, seus chefes, seus patrões e aos que trabalham como seus subordinados. Como um bom cidadão, você é de uma equipe, jogando o jogo honestamente, para o bem do conjunto. Você merece a confiança do governo de sua pátria, do Movimento Escoteiro, dos seus amigos e companheiros de Patrulha, de seus patrões ou de seus empregados, que esperam que você seja correto, fazendo o melhor possível, em benefício deles, ainda quando eles não correspondem sempre bem ao que você espera deles. Além disso, você é leal também a si mesmo; você não quer diminuir seu respeito a si mesmo jogando mal de propósito; nem vai querer decepcionar ou ficar em falta com outro homem, nem, tampouco, com outra mulher." Baden-Powell

3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
"O dever do Escoteiro é ser útil e ajudar a todos. Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço." Baden-Powell

4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
"É amigo ou irmão, não importando a que país, classe ou credo o outro possa pertencer. Como Escoteiro, você reconhece as demais pessoas como sendo, com você, filhos do mesmo Pai, e não faz caso de suas diferenças de opinião, casta, credo ou país, quaisquer que elas sejam. Você domina os próprios preconceitos e procura encontrar as boas qualidades que tenham; o defeito deles qualquer um pode criticar. Se você põe em prática esse amor pelas pessoas de outros países e ajuda a fazer surgir a paz e a boa vontade internacionais, isto será o Reino de Deus na terra. O mundo inteiro é uma fraternidade." Baden-Powell

5. O Escoteiro é cortês.
"Como os antigos cavaleiros, você, sendo um Escoteiro, é, sem dúvida, polido e atencioso com as mulheres, velhos e crianças. Mas, além disso, você é polido mesmo com aqueles que estão contra você. Aqueles que têm razão, não precisam perder a calma; aqueles que não têm razão, não podem se dar ao luxo de perdê-la." Baden-Powell

6. O Escoteiro é bom para o animais e as plantas.
"Você reconhecerá como companheiras as outras criaturas de Deus, postas, como você, neste mundo, durante certo tempo, para gozar suas existências. Maltratar um animal é, portanto, um desserviço ao Criador. Um Escoteiro deve ter um grande coração." Baden-Powell

7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
"O Escoteiro obedece, de boa vontade, sem vacilar, às ordens de seus pais, Monitores e Chefes. Como Escoteiro, você se disciplina e põe-se, profunda e voluntariamente, às ordens das autoridades constituídas, para o bem geral. A comunidade mais feliz é a comunidade mais disciplinada; a disciplina, porém, deve vir do íntimo, e nunca ser imposta de fora. Por isso, tem um grande valor o exemplo que você der aos demais nesse sentido." Baden-Powell

8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
"Como Escoteiro você será visto como o homem que não perde a cabeça e que agüenta qualquer crise com ânimo alegre, coragem e otimismo." Baden-Powell
9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
"Como Escoteiro, você olhará para o futuro e não irá dissipar tempo e dinheiro com prazeres do momento, mas, ao contrário, fará uso das oportunidades do momento tendo em vista o futuro sucesso. Você fará isso com a idéia de não ser um ônus, mas uma ajuda para os demais." Baden-Powell

10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.
"O Escoteiro é limpo em pensamento, palavra e ação. Como Escoteiro, espera-se que você tenha não só uma mente limpa, como também uma vontade limpa; seja capaz de controlar quaisquer tendências intemperadas do sexo; dê um exemplo aos demais sendo puro, franco, honesto em tudo que pensa, diz ou faz." Baden-Powell

Valores do Movimento escoteiro

Missão

A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.

Visão

O Movimento Escoteiro, é um movimento global que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor.

Princípios do Escotismo

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro define como Princípios do Escotismo:
  1. Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
  2. Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
  3. Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).

Desenvolvimento físico

Proporcionar o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.

Desenvolvimento moral

A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e próximo.

Desenvolvimento intelectual

Dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros.

Método escoteiro

O Método Escoteiro baseia-se em sete pilares essenciais:
1. Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira;
Sistema de Valores e Princípios baseados na Promessa e na Lei Escoteira, todos membros assumem voluntariamente o compromisso.

2. Sistema de Patrulhas (a vida em pequenos grupos de jovens);
Os escoteiros são agrupados em pequenos grupos de 6 à 8 pessoas, para operarem como um time, vivendo e trabalhando juntos, dividindo experiências, em uma forma de democracia e regida pela Lei Escoteira.

3. Sistema de Progresso;
O Escotismo promove ações para que o jovem realize ações para a auto-progressão, seguindo a Lei escoteira.

4. Aprender fazendo (educação pela ação);
Desenvolvimentos de atividades que mostrem a realidade, mostrem como as coisas acontecem, desde uma apresentação a uma audição.
Aplicar meios para que o jovem ganha conhecimentos, habilidades e atitude. Um exemplo é para que o jovem aprender o que é responsabilidade, da-se responsabilidade para ele;
Os saberes do escotismo passam por experiências, não são separados da realidade, ou presos a uma mundo abstrato. Não são aulas, são excursões, atividades de campo.

5. Contato com a Natureza (palco privilegiado da ação, contacto com a criação).
Desenvolvimento físico: A natureza fornece ar puro, espaço para correr, oferecendo oportunidades para promover jogos e testando os limites de resistência.
Desenvolvimento intelectual: A natureza fornece oportunidades de explorar, desenvolver os sentidos e as habilidades.

6. Método Projeto
Concepção de objetivos, enquadramento imaginário e atividades pelos jovens;

7. Presença de adultos
Adultos são voluntários que facilitam o processo de auto-aprendizagem passando pelo Método Escoteiro.

Individualmente, muitos desses pontos são ferramentas de outras formas de educação. Mas no escotismo eles fazem parte de um todo, tornando o Método escoteiros único.
Os elementos atuam como uma rede, e podem ser visto singularmente como:
  • Cada um tem uma função específica;
  • Interação de cada um reforça o mesmo;
  • Contribuí para toda proposta a ser atingida.
Uma importante característica do sistema é a sinergia criada, o efeito do sistema é muito maior do que um elemento sozinho. Cada elemento do Método tem função educacional; cada elemento completa o impacto do outro. Se algum elemento se perde ou não é utilizado propositadamente, o sistema não pode servir para a proposta inicial - o progressivo e holístico desenvolvimento do jovem.
O Método Escoteiro foi desenvolvido para estimular o desenvolvimento do jovem para além dos anos de escotismo. Isso significa que funciona para todos os jovens mesmo que ele tenha oitenta anos.
Pode parecer que há um erro, uma pessoa não pode estar fisicamente em contato com o mundo natural e dando suporte a um hospital, mas ela pode sim conter elementos da natureza como um plano de fundo, ou mesmo presente utilizando métodos que não deteriorem a natureza, por exemplo.

O sistema natural de progressão de auto-educação

O Método Escoteiro é um sistema de progressão, a intenção é estimular que cada jovem desenvolva suas capacidades e seus interesses. Ele faz isso colocando desafios a serem superados, aventuras, incentivando a explorar, a descobrir, a experimentar, a inventar e a criar a capacidade de achar soluções; mas sempre respeitando-os individualmente, suas barreiras.

Modalidades

Existem três vertentes do Escotismo, diferenciando somente no foco de suas atividades, mas preservando os valores:

Modalidade Básica

A Modalidade Básica, caracterizada pelo escoteiro típico, sendo a modalidade com o maior número de integrantes, apresenta grande flexibilidade de atividades e com formação geralmente mais voltada para a atividade excursionista, campismo e montanhismo.
Os acampamentos exigem inúmeras técnicas escoteiras, dentre elas a que se destaca é a pioneiria, uma forma de suprir a necessidade de móveis e como um modo de proteção, normalmente constituídas por troncos de madeira e unidas através de amarras.

Modalidade do Mar

O que caracteriza o Escotismo Modalidade do Mar é que eles realizam suas atividades preferencialmente na água, onde quer que exista água em quantidade e profundidade suficientes para que uma embarcação possa navegar, seja ela de que tipo for. Sendo assim podem existir Escoteiros do Mar, seja esta água de mar, de rio, lago, lagoa ou pantanal. Procurando desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela e a motor, pelas viagens e transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração e pelos esportes náuticos, incentivando o culto das tradições da marinha. A gama de atividades que podem ser realizadas é enorme, indo da tradicional navegação a remo até mergulho ou windsurf.

Modalidade do Ar

O Escotismo Modalidade do Ar procura desenvolver nos jovens, além dos valores da Modalidade Básica, o gosto pelo aeromodelismo, aeroplanos, pelos problemas de aeroportos, aeronavegação, aeropropulsão, pelo pára-quedismo e pelos esportes aéreos, pelo estudo da meteorologia e da cosmografia, pelo mundo aeroespacial e pela cosmonáutica, incentivando o culto das tradições da aeronáutica do país.
As ênfases educativas das Modalidades do Mar e do Ar são sugeridas aos Ramos Escoteiro e Sênior. No Ramo Lobinho o desenvolvimento nas Modalidades do Mar e do Ar ocorrem sob forma de atividades especiais, especialidades, etc. No Ramo Pioneiro se reflete em Projetos de Equipes de Interesse.

Equipe Regional de Formação divulga Cursos




A Equipe Regional de Formação informa que a partir da próxima terça feira, 26/03, estarão sendo abertas as inscrições para os Cursos de Formação 2013.

Neste primeiro semestre serão ofertados 10 Cursos. No dia 26/03, além da abertura, serão informadas as cidades que receberão os Cursos. Para o curso Preliminar a taxa de inscrição é 20 reais e o Básico é 30 reais. O depósito pode ser feito em nome da União dos Escoteiros do Brasil, Banco Caixa Econônica, Agência 0759, Conta Corrente 2001-1, Op 003. O comprovante de depósito deve ser escaneado e enviado ao Escritório Regional através do email formacao@escoteirosrn.org.br, ou entregue no ato do credenciamento do curso. Sem essa comprovação, o interessado não poderá realizar o curso.
Serão contemplados os Distritos abaixo relacionados nas seguintes datas:

Cursos Preliminares:
Distrito Natal: Coordenador do Curso: Alexandre Douglas - Dias 06 e 07/04/2013.
Distrito Mossoró: Coordenador do Curso: Maquir Moreira - Dias 06 e 07/04/2013.
Distrito Macau: Coordenador do Curso: Charlon Silles - Dias 06 e 07/04/2013.
Distrito Caicó: Coordenador do Curso: (A definir) - Dias 06 e 07/04/2013.
Distrito Pau dos Ferros: Coordenador do Curso: Júlio Cezar - Dias 13 e 14/04/2013.

Cursos Básicos
Distrito Natal: Coordenador do Curso: Alexandre Douglas – Dias 03, 04 e 05/05/2013.
Distrito Mossoró: Coordenador do Curso: Maquir Moreira - Dias 03, 04 e 05/05/2013.
Distrito Caicó: Coordenador do Curso: (A definir) - Dias 03, 04 e 05/05/2013.
Distrito Macau: Coordenador do Curso: Charlon Silles – Dias 24, 25 e 26/05/2013.
Distrito Pau dos Ferros: Coordenador do Curso: Júlio Cezar – Dias 24, 25 e 26/05/2013.

Mais informações: formacao@escoteirosrn.org.br ou pelo telefone: (84) 3211-9447

Escoteiros do RN

IV Feira de Projetos Escoteiros


A IV Feira Nacional de Projetos Escoteiros é uma iniciativa da União dos Escoteiros do Brasil, aberta à participação de qualquer Unidade Escoteira Local (UEL) e Região Escoteira. O objetivo desta ação é de compartilhar experiências de sucesso entre os membros do Movimento Escoteiro, oportunizando o contato de todos com iniciativas que colaboram para o fortalecimento de nossa instituição, o crescimento de seu efetivo e o reconhecimento junto à comunidade local.

Os projetos selecionados para a IV Feira Nacional de Projetos Escoteiros permanecerão expostos durante o XIX Congresso Escoteiro Nacional, entre os dias 26 e 28 de abril de 2013, em Recife – PE.

Confira aqui as informações sobre o evento.

quarta-feira, 20 de março de 2013

União Parlamentar Escoteira/RN fortalece o Escotismo nas Escolas

O diretor presidente dos Escoteiros do Brasil/Rio Grande do Norte, Ivan Alves esteve reunido com o presidente da União Parlamentar Escoteira/RN, o vereador por Natal Jacó Jácome. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (14), na sede do escritório regional. Na pauta a implantação do Projeto Escotismo nas Escolas em escolas do município de Natal. O parlamentar que também é escoteiro, tem se empenhado junto aos outros membros da UPEB-RN para expansão desse projeto em todo o estado, por acreditar que é um movimento de jovens que contribui para formação de cidadãos melhores.
A UPEB-RN a exemplo do que já existe em outros Estados, foi criada nos moldes da União Parlamentar Escoteira do Brasil que congrega Parlamentares dos três níveis do Poder Legislativo que são simpatizantes das causas da juventude por intermédio do Movimento Escoteiro, com ideologia suprapartidária. A União Parlamentar Escoteira Mundial já existe desde 07 de agosto de 1991 quando foi criada em Assembléia Constituinte em Seul, na Coréia do Sul. No Brasil foi criada em 11 de setembro de 1999, em Porto Alegre como União Parlamentar Escoteira do Brasil - UPEB.
No RN a União Parlamentar Escoteira foi instituída oficialmente em 2007 com a posse do primeiro membro, o deputado estadual Antônio Jácome. Logo em seguida outros parlamentares aderiram à causa.
O objetivo principal da União Parlamentar Escoteira é consolidar-se como uma associação de parlamentares que, compartilhando dos princípios e do ideal escoteiro, independente de partido ou origem, somam esforços para apoiar o Movimento escoteiro em todos os seus níveis, contribuindo para o seu fortalecimento, permitindo que o maior número possível de crianças e jovens possam usufruir a prática do Escotismo, o maior movimento de educação não formal do mundo.
Podemos destacar as seguintes autoridades que fazem parte da UPE-RN: Osório Jácome e o deputado estadual Hermano Morais (autor e co-autor da lei que implantou o projeto Escotismo nas Escolas Municipais de Natal), a secretária Executiva do governo do Estado e responsável pelo RN Vida Sonaly Rosado, os senadores João Faustino Neto, Paulo Dawin e Garibaldi Alves Filho, hoje ministro da Previdência Social. Mais recentemente aderiram os vereadores João Evangelista Menezes Filho (presidente da Câmara Municipal de Apodi/RN), Jacó Helder Jácome (Natal), Fabiano Silva (Pureza), Alex Moacir (Mossoró) e ainda, a vereadora Cláudia Regina (autora da lei que cria o projeto Escotismo nas Escolas Municipais de Mossoró, atual prefeita da cidade). Soma-se a esta frente gestores públicos como Daladier Pessoa Cunha Lima reitor do UNI-RN, o ex-secretário de Educação do RN Ruy Pereira dos Santos (falecido) e por fim a governadora do Estado Rosalba Ciarlini Rosado, que ao renovar sua promessa escoteira em 2009, ingressou na União Parlamentar Escoteira. A governadora quando jovem foi escoteira, comprometeu-se em ajudar ao movimento e tem feito isso com maestria, dando prosseguimento ao projeto Escotismo nas Escolas nas escolas da rede estadual de ensino na sua gestão.

Novo Horário - Atendimento Escritório Regional

Visando atender cada vez melhor nossos associados e interessados, o Escritório Regional dos Escoteiros do RN informa os novos horários de funcionamento para atendimento ao público:

Segundas Feiras: Das 14:00h às 18:00h
De Terça a Sexta: Das 08:30h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
Região Escoteira do Rio Grande do Norte
Rua Ceará Mirim, 380 - Tirol
CEP 59020-240 - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil
(84) 3211-9447 
(84) 8896-0591- Oi
(84) 9649-4607 - TIM

Escoteiros do Brasil: Seleção de funcionários no RN - NOVOS PRAZOS

A Diretoria Regional dos Escoteiros do Rio Grande do Norte alerta para as datas do Processo de Seleção para contratação de funcionários do Projeto Escotismo nas Escolas. Estão sendo ofertadas 3 (três) vagas. Se você se inscreveu fique atento ao calendário abaixo e as modificações no edital de seleção em anexo.

Informamos que o Escritório Regional, nos dias 18 e 19 (segunda e terça), estará recebendo os profissionais do Escritório Nacional da UEB para avaliação da candidatura do RN para sediar o Jamboree Nacional 2015.  Em virtude desta agenda estamos adiando as entrevistas dos candidatos selecionados para os dias 21 a 25 de março. A secretaria do Escritório Regional entrará em contato com os candidatos para agendamento das entrevistas.

 Agradecemos a compreensão. Confira as datas das etapas seguintes:

a)    Período de inscrições de: 08 a 14 de março de 2013 - Finalizado b)    Entrevista pessoal: 21 a 25 de março de 2013; c)    Publicação do resultado dos selecionados: 26 de março de 2013; d)    Capacitação: a partir de 27 de março de 2013;
Quaisquer dúvidas entrar em contato com o escritório Regional, através dos telefones (84) 3211-9447/ 8896-0591


Pureza está na expectativa para a 3ª edição das Olimpíadas Escoteiras

No período de 06 a 07 de abril de 2013, Pureza estará recebendo uma invasão escoteira. O motivo, é que o 36º/RN - G.E Nossa Senhora da Pureza vai realizar a 3ª edição das Olimpíadas Escoteiras. As atividades se concentrarão nas Escolas Estaduais Maria Antônia (R. Doutor José Varela) e Henrique Eufrásio de Santana (R. 31 de Março), mas vários pontos da cidade serão utilizados.
Segundo o escotista Fabiano Silva os principais objetivos das Olimpíadas Escoteiras são oferecer aos jovens uma forma atrativa para o desenvolvimento físico, intelectual e social, através da confraternização entre os grupos participantes. O programa terá modalidades oficiais, jogos e outros que visam oportunizar a participação dos ramos escoteiros e sênior, para que os grupos voltem às suas cidades com as lembranças conquistadas. E a população possa conhecer mais sobre o movimento escoteiro.
Se você é escoteiro (a), sênior ou guia e quer participar, fale com seu chefe. Confira o Regulamento em anexo com todas as informações.

Jamboree 2015: Representantes dos Escoteiros do Brasil concluem visita ao RN

O diretor presidente dos Escoteiros do Rio Grande do Norte, Ivan Nascimento recebeu na tarde desta terça-feira (19) a visita de representantes do escritório nacional dos Escoteiros do Brasil. O gerente de Métodos Educativos, Luiz Cesar (Miro), o gerente de Eventos Luiz Carlos Pamplona e o gerente administrativo financeiro Celso Ferreira Filho estão visitando as regiões escoteiras que se candidataram para sediar o Jamboree Nacional 2015.
Em dois dias, 18 e 19 de março, os representantes do escritório nacional estiveram conhecendo vários locais que poderão servir para as atividades do Jamboree.  Fizeram uma inspeção criteriosa, mas saíram satisfeitos com o roteiro apresentado e com o acolhimento do povo nordestino. Cabe a nós ficarmos na torcida para sermos escolhidos e sediar esse que é o maior evento nacional do movimento escoteiro – destaca Ivan.

terça-feira, 19 de março de 2013

ESCOTEIROS DO BRASIL FAZEM PARTE DA HORA DO PLANETA 2013

Os Escoteiros do Brasil são a primeira Organização a firmar a parceria com a WWF Brasil na participação da Hora do Planeta 2013. O evento que tem como objetivo fortalecer a participação social na causa ambiental, e passar uma mensagem sobre o futuro do planeta, irá acontecer na noite de 23 de março. Durante uma hora, das 20h30 às 21h30, todos devem apagar as luzes de suas residências como forma de engajamento contra as mudanças climáticas. Os Grupos devem apagar a iluminação de suas sedes nesse período de uma hora.


Fonte:
http://www.escoteiros.org/acoes_institucionais/acoes_detalhe.php?id=28

XIX CONGRESSO ESCOTEIRO NACIONAL 2013

Está se aproximando o Congresso Nacional Escoteiro e Assembléia Escoteira Nacional, que acontecerão no final de abril, em Recife/PE. Devemos aproveitar a proximidade do local e chegar lá em peso, para mostrar a força do Rio Grande do Norte. Aqueles que tiverem dúvidas, acessem o site http://seccongresso2013.wix.com/pernambucoesochegar

Escoteiros servirão de guias para católicos na Jornada Mundial da Juventude.

Agência Brasil

Brasília – Católicos procedentes de todo o Brasil e de outros países, que forem ao Rio de Janeiro em julho para a Jornada Mundial da Juventude, terão a oportunidade de conhecer a cidade por meio de trilhas. Integrantes de grupos de escoteiros farão, de 22 a 26 de julho, passeios guiados. As trilhas serão coordenadas em clima de oração, segundo o Vaticano.

Os locais visitados serão a Pedra Bonita, o Morro da Urca, Parque da Catacumba, Parque de Nova Iguaçu, a Floresta da Tijuca, Prainha e o Morro Azul, além de dois em Niterói - a Ilha da Boa Viagem e o Parque da cidade.

Aproximadamente 5 mil escoteiros vão guiar os fiéis pelos trajetos e organizarão um acampamento próprio. Na edição de 2011 da jornada, na Espanha, cerca de 10 mil escoteiros participaram.

Ao fim do passeio pelas trilhas, haverá missa celebrada pelo arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local, dom Orani João Tempesta, na Igreja da Candelária.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Parabéns a aniversariante do dia, a amiga e escoteira Tarciana Brigida'.!

Os Parabéns mais do que especiais do nosso Blog e de todo nosso grupo de escoteiro vão para a aniversariante desta quinta-feira (14/03/2013), a amiga e escoteira Tarciana Brigida

Deixamos aqui registrados nossos mais sinceros votos de um feliz aniversário. Desejando muita saúde e felicidade. Parabéns!


#Sempre Alerta, Servir !

Habemus papam: argentino Bergoglio é eleito papa e adota nome de Francisco

Cardeal se torna o primeiro papa latino-americano da história. Antes de abençoar multidão na Praça de São Pedro, pediu: 'Quero que vocês orem e peçam que Deus me abençoe'



O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito  o novo papa, anunciou nesta quarta-feira o cardeal diácono francês Jean-Louis Tauran ao aparecer na varanda central da Basílica de São Pedro. Bergoglio, que adotou o nome de Francisco  e se tornou o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história, terá a missão de liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo após a renúncia de Bento 16 , oficializada em 28 de fevereiro .
Perfil: Saiba quem é o cardeal Jorge Bergoglio, o papa Francisco
Após escândalos: Nome Francisco indica desejo de renovação da Igreja Católica 
 
Cardeal argentino Jorge Bergoglio aparece na varanda central da Basílica de São Pedro após ser eleito novo papa
Fumaça branca sai da Capela Sistina: Igreja tem novo papa
Time do coração: Filho de jogador de basquete, papa Francisco torce para o San Lorenzo
"Annuntio vobis gaudium magnum, Habemus Papam, Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, Dominum Odilonem Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Bergoglio Qui sibi nomen imposuit Francisco", anunciou Tauran.
A tradução desse anúncio oficial é: "Eu anuncio com grande alegria, temos papa, o mais eminente e reverenciado Senhor, Senhor cardeal da Sagrada Igreja Romana Bergoglio, que usará pra si o nome de Francisco."
Já com as vestes papais, o novo papa, que é o 226º papa eleito na história, apareceu na varanda para dar sua primeira benção ao mundo católico. "Antes de abençoá-los, porém, quero que vocês orem e peçam que Deus me abençoe", disse o novo pontífice, que antes havia pedido que a multidão orasse pelo papa emérito Bento 16.
 
Fumaça branca sai de chaminé da Capela Sistina, indicando que novo papa foi eleito na Praça de São Pedro, no Vaticano
Após afirmar que a função do conclave era escolher um novo pontífice para Roma, o papa Francisco brincou: "Parece que meus irmãos cardeais foram quase buscar (um novo papa) no fim do mundo."
O anúncio de que os 115 cardeais reunidos desde terça haviam elegido o novo pontífice foi dado às 19h07 locais (15h07 de Brasília), após cinco rodadas de votação na Capela Sistina . Além da fumaça, badalos do sino ecoaram no Vaticano para que não houvesse dúvidas de que o novo papa já havia sido escolhido.
Votos: Dilma felicita novo papa e diz que fiéis o aguardam no Rio de Janeiro em julho
Mudança: Sociólogo diz que novo papa é 'virada de página na história da Igreja'
A chaminé da Praça de São Pedro serve como um indicativo para os fiéis - se a fumaça sai preta, significa que os cardeais não escolheram um novo papa. Mas, se sai branca, quer dizer que o novo papa foi eleito. O pontífice escolhido atingiu uma maioria de dois terços (no mínimo, 77 votos).
Fórmula: Como é feita a fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina no conclave?
Os cardeais votaram duas vezes na manhã desta quarta e mais duas à tarde, após a primeira votação inconclusiva de terça no conclave para eleger o sucessor de Bento 16, que surpreendeu o mundo no mês passado ao se tornar o primeiro papa em quase 600 anos a renunciar.
Antes do anúncio do novo papa, os nomes mais cotados eram do cardeal Angelo Scola , italiano tido como favorito entre aqueles que pretendem modificar a poderosa burocracia do Vaticano, e do cardeal brasileiro Odilo Scherer , favorito pelos burocratas internos do Vaticano que querem preservar seu status quo. Outros nomes apontados incluíam o do canadense Marc Ouellet, que chefia a Congregação para os Bispos; e o cardeal americano Timothy Dolan.
Repercussão: Para líderes católicos no Brasil, escolha do novo papa significa 'abertura'
Papa Francisco fala aos fiéis no Vaticano. Ele foi eleito no segundo dia de conclave (13/03/2013)
A aposentadoria quase sem precedentes de Bento 16 provocou tumulto na Igreja e expôs a divisão profunda entre os cardeais - aqueles que queriam um papa que purificasse a burocracia disfuncional do Vaticano e aqueles que preferiam um pastor que pudesse inspirar os católicos em um tempo de crescente secularização. 
Antes de seguirem para a Capela Sistina nesta quarta, os cardeais participaram de uma missa pela manhã na Capela Paulina, no Palácio Apostólico do Vaticano.
Esse conclave teve a mesma duração do anterior, de 2005, que tomou dois dias e três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo pontífice. Acreditava-se que, por causa do caráter inusitado desse conclave, a escolha do pontífice levaria mais tempo, o que acabou não se confirmando.