sábado, 13 de abril de 2013

Escoteiros do RN realizam Mutirão Regional Pioneiro 2013

Entre os dias 12 e 14 de abril, cerca de 70 jovens de 18 a 21 anos estão em Natal participando do Mutirão Regional Pioneiro 2013. Com o tema "Fim do Mundo: Sobrevivemos para Servir", o evento organizado pelos Escoteiros do RN, além de ser um ambiente de amizade e integração, é um espaço para informar, conscientizar e comprometer os jovens com ações e projetos concretos que ajudem na construção de um mundo melhor.
As ações se concentram no Caic Lagoa Nova e na Praça das Mangueiras na Zona Norte de Natal. Os pioneiros deixaram o sábado para auxiliar na recuperação e revitalização da Praça, junto à comunidade local. As ações comunitárias são os destaques do Mutirão, mas durante o evento os participantes também terão a oportunidade de ajudar o próximo, realizar atividades escoteiras e fazer novos amigos.
O objetivo de um mutirão pioneiro é o de servir ao próximo. Assim como o objetivo do Escotismo é formar cidadãos preparados para ajudar a comunidade, dispostos a fazer seu melhor possível e engajados em atividades sociais. O Clã Pioneiro é o ramo do Movimento Escoteiro em que ficam os jovens de 18 a 21 anos incompletos de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do pioneiro ou da pioneira visam aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço a comunidade e o exercício de cidadania com base nos valores da Promessa e Lei Escoteira, o seu lema é Servir.
No Rio Grande Norte segundo o último censo realizado pela União dos Escoteiros do Brasil, temos hoje 8 mil escoteiros, mas com estimativa de atingir até o final de 2013 o efetivo de 10 mil associados. Esse crescimento em parte acontece graças aos trabalhos sociais nos quais o Movimento se envolve, como na educação com o Projeto Escotismo nas Escolas, na saúde através da participação em campanhas de saúde pública, além de ações conjuntas com o Tribunal de Contas e Ministério Público do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário