quarta-feira, 31 de outubro de 2012

UEB/RN FAZ HOMENAGEM A GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI


A governadora que também é escoteira foi homenageada com flores e ainda renovou sua promessa ao lado de Carlos Pinto presidente UEB/Região RN, escoteiros e demais autoridades.

“É um gesto de reconhecimento pelo trabalho incansável da governadora ao incentivo 
da prática do método escoteiro como apoio aos modelos educacionais existentes” destaca Carlos Pinto. Cita que em 04 de fevereiro de 2011, mesmo com as diversas atribuições do início da gestão, a governadora sancionou a Lei nº 9.453 de autoria do deputado estadual Antonio Jácome de Lima Junior, que autoriza o Poder Executivo Estadual à criação do Projeto Escotismo nas Escolas Estaduais.

 Esse projeto permite a implantação de grupos escoteiros em escolas da rede estadual de ensino, o que tem proporcionado o crescimento do movimento escoteiro em todo o estado e por conta disso a instituição atualmente conta com mais de 6 mil filiados. Esse projeto além de fortalecer o Movimento no estado, tem servido de modelo para outros estados do país - conclui.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSO PRELIMINAR EM NATAL/RN

A Equipe Regional de Formação informa que estão abertas as inscrições para o Curso Preliminar na cidade de Natal/RN nos dias 10 e 11 de novembro. O curso será realizado na Sede do 43º G. E. Nossa Senhora de Fátima - Escola Estadual Cônego Luis Wanderley, S/N - Bairro Gramoré. (próximo ao pátio da feira)
A data limite para a inscrição é 05/11/2012.
Os membros de grupos participantes do projeto Escotismo nas Escolas tem isenção na taxa de inscrição. Os demais membros devem depositar a taxa de R$ 10,00 (dez reais) na conta da Região, conforme dados abaixo:
União dos Escoteiros do Brasil - Região do Rio Grande do Norte
Caixa Econômica Federal
Agência: 0759
Operação: 003
Conta Corrente: 2001-1
No Curso serão ofertados os 2 almoços (sábado e domingo) além do material de participação e lanches. Não incluso café da manhã e jantar.
Participem!
Acesse a área de inscrições
Obs.: Lembramos que não haverá prorrogação da data limite para as inscrições.
Mais informações e/ou dúvidas: formacao@escoteirosrn.org.br e ou pelo telefone 3211-9447.
UEB RN

Curso de primeiros socorros


O 107° GE  comunica que amanhã  quarta-feira ás 19:00 horas haverá curso de primeiros socorros para todos os membros do referido grupo. VENHA E PARTICIPE.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Saiba um pouco sobre o escotismo:

Participe do movimento dos escoteiros

Coração de Escoteiro



O escoteiro é bom para os animais e as plantas
"Você reconhecerá como companheiros as outras criaturas de Deus, postas, como você, neste mundo, durante certo tempo, para gozar suas existências.
Maltratar um animal é portanto um desserviço ao criador. Um Escoteiro deve ter um grande coração."

Ouro Branco



 Novo Blog dos  Escoteiros Severino Ramos de Oliveira
Visite sempre:
escoteirosge107.blogespot.com.br

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

LEI ESCOTEIRA E SEUS SIGNIFICADOS



OS 10 ITENS DA LEI ESCOTEIRA

  1. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
  2. O Escoteiro é leal.
  3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
  4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
  5. O Escoteiro é cortês.
  6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
  7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
  8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
  9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
  10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

[EDITAR]LEI ESCOTEIRA - SIGNIFICADO

Para detalhar como um Escoteiro deve agir, Baden-Powell formulou a lei escoteira. Essa lei sofreu algumas adaptações ao longo dos anos, o que gerou algumas diferenças entre países, mas o conceito não mudou. Ou seja, a Lei Escoteira é seguida por todos os Escoteiros do mundo!!
O Brasil adota uma versão próxima a uma das primeiras versões da Lei, com 10 itens. A tradução gerou uma pequena variação na interpretação especialmente dos dois primeiros itens.

[editar]O Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais que a própria vida

Já falamos de Honra. Quando um escoteiro diz “eu prometo” ou “eu juro”, ou mesmo quando ele diz simplesmente que fará alguma coisa, ninguém deve duvidar dele. Se você mentir, roubar ou for desonesto, perderá sua Honra. Será um assunto que será tratado por seu Patrol Leader em uma Court of Honour, que tomará as devidas medidas.
Curiosidade: Esse é o item que mais sofreu modificação quando foi traduzida no Brasil. Originalmente "A Scout is Trustworthy" significa que "O Escoteiro é Digno de Confiança", que, resumidamente, significa que o escoteiro é honrado, tem honra!

[editar]O Escoteiro é Leal

Um Escoteiro fica ao lado de seus pais e de seus amigos em situações de dificuldade, a não ser que isso venha a resultar em desonra. Ele fica ao lado de seu país, empregadores e empregados.
Curiosidade: Hoje em dia a palavra "Leal" é muito usado como substituto à palavra "honestidade". Honestidade é tratado no item anterior. Na realidade "Leal", nesse item da Lei Escoteira, tem o mesmo significado que "Fiel".

[editar]O Escoteiro está sempre alerta e pratica diariamente uma boa ação.

“Sempre Alerta” é o lema do Escoteiro. Significa que você está sempre pronto para ajudar alguém e atento às coisas que estão acontecendo ao seu redor. Você deve fazer o melhor possível para fazer uma boa ação todo dia, e estar alerta para fazê-la.

[editar]O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros

Kim, um personagem das histórias de Rudyard Kipling mencionado por B.P. no livro “Scouting for Boys”, tinha o apelido de “pequeno amigo de todo mundo”. O Escoteiro procura ser amigável com todas as pessoas com quem se encontra, aceitando que nem todas as pessoas são iguais. As diferenças que as pessoas aparentam ter não tem nada a ver com seu caráter. Você não deve esnobar as pessoas mais pobres e nem demonstrar ressentimento diante de uma pessoa mais rica que você.
Além disso, você faz parte de uma Fraternidade Mundial, ou seja, você tem amigos escoteiros no mundo inteiro!!

[editar]O Escoteiro é Cortês

Cortês significa gentil e educado. Você deve respeitar as pessoas ao seu redor, e respeitar as opiniões dos outros, mesmo que você não concorde. Você deve respeitar os mais velhos e as crianças menores que você.

[editar]O Escoteiro é amigo dos animais e das plantas

Você deve respeitar o Meio Ambiente, ou seja a natureza. O Mundo é bastante frágil, e a ação dos homens tem tornado o mundo ainda mais frágil. Existe um grande número de animais e plantas em perigo de desaparecerem para sempre. Você deve procurar evitar que animais sofram, e não matá-los sem necessidade.

[editar]O Escoteiro é Obediente e Disciplinado

Antes de mais nada, o Escoteiro tem disciplina. Isso significa que você deve sempre fazer a coisa certa na hora correta, tal como a lição de casa, arrumar a cama, ou outras tarefas de casa. Disciplina é fazer as coisas sem alguém ter que mandar você fazer.
Ser obediente é seguir as ordens de pessoas mais velhas ou em um cargo mais elevado que o seu, exceto quando fazê-lo seria desonroso. Se você tiver alguma dúvida pode perguntar, mas sempre demonstrando respeito. Se você não concorda com a ordem, você pode conversar um pouco e tentar fazer outras sugestões. Se você não convencer a outra pessoa, você deve fazer a tarefa com vontade. Lembre-se: durante toda sua vida você encontrará pessoas com jeitos diferentes de fazer coisas. Às vezes o jeito dos outros é melhor que o seu.
Curiosidade: A versão original fala somente em Obediência. A inclusão da palavra Disciplina na versão Brasileira é muito importante, pois as palavras possuem significado diferente mas se complementam.

[editar]O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades

Muitas vezes você encontrará dificuldades para realizar uma tarefa. Não adianta resmungar. Procure resolver o problema. Se você se perder na cidade ou no mato, ou em qualquer situação desagradável, procure melhorar a situação com um sorriso. Relaxe e procure uma saída, não se afobe. Um Escoteiro evita entrar em pânico especialmente se pessoas ao redor podem estar em perigo.
Curiosidade: A versão original diz "O Escoteiro é alegre e assobia nas dificuldades".

[editar]O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio

Um Escoteiro não gasta dinheiro e material a toa. Você deverá controlar seus gastos com cuidado. Se você ganha mesada, procure guardar um pouco na poupança. Não desperdice tudo de uma vez em Coca-cola e doces. Ao ficar mais velho crie o hábito de guardar mais e mais dinheiro para o dia que você estiver desempregado ou para o dia que você se aposentar. Hoje em dia é importantíssimo cada trabalhador guardar o próprio dinheiro para quando se aposentar. Um Escoteiro não deve tornar-se um peso para a sociedade, muito pelo contrário, deve fazer o máximo para ajudar os mais necessitados.
“Bem alheio”: O que é isso? Se eu disser para você: “respeite meus bens”, significa que eu quero que você cuide de minhas coisas. “Alheio” significa “dos outros”. Ou seja, não quebre as coisas de outras pessoas, não destrua propriedade, não pixe nas paredes. Se você acidentalmente quebrar algo, diga a verdade ao dono e ofereça repor o objeto. Cuide das coisas dos outros como se fossem suas.
Curiosidade: A versão original fala somente em ser econômico. A inclusão da expressão "respeitar o bem alheio" foi importante, pois transmite parte da idéia que BP procurava transmitir.

[editar]O Escoteiro é limpo de corpo e alma

Cuide-se. Seja higiênico e limpo. Mantenha uma boa forma física. Tenha pensamentos positivos e saudáveis.

[EDITAR]CONCLUSÃO

Quando você fizer sua promessa em frente à Tropa estará dando início a uma fase nova de sua vida. Você está crescendo e ganhando responsabilidades e deveres, além de direitos. Sabemos que é mais difícil fazer bem do que fazer mal e mais difícil ser bom que ser mau. É mais fácil destruir que construir. Isso não importa, pois um escoteiro sorri nas dificuldades, e será uma pessoa feliz pois com ele o mundo será melhor. Por isso que BP não usou a palavra "não" na Lei Escoteira. Ele queria motivar atitudes positivas - "sim, faça isso" ao invés de "não, não faça isso!".

Adorei sua visita!

                                     Boas Vindas

Base Escoteiira

Cozinha Mateira

PÃO DE CAÇADOR


Pão de caçador
RNCernicAdicionada por RNCernic
  • Ingredientes:
    • farinha de trigo
    • sal
    • varas de bambu
    • água

  • Modo de preparo:
Despeje a farinha com pitadas de sal numa vasilha. Coloque água aos poucos, até que a massa fique macia, mas não muito mole. Misture bastante até que a massa desgrude do fundo.
Pegue porções da massa e as enrole. Coloque-as enroladas em um pedaço de bambu limpo e sem fiapos.
Leve o espeto à fogueira, não muito perto do fogo. O pão estará no ponto quando estiver dourado.

Mensagem do dia

Houve tempos em que precisei chorar,
e você me consolou.
Houve tempos em que sorri,
e você sorriu comigo.
Houve tempos em que briguei, questionei
e você me apoiou.
Houve tempos em que sonhei, lutei, acreditei
e vivi intensamente muitas emoções.

E você, com sua amizade verdadeira
esteve ao meu lado,
enfrentando todos os obstáculos,
acreditando em mim e em meus ideais.

Houve tempos em que me senti sozinho,
mas como um presente maravilhoso de Deus
você apareceu em minha vida
com seu jeito especial e sua amizade verdadeira.
E hoje não mais estou só, porque tenho você! 

A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO GRUPO ESCOTEIRO


 Um grupo nada mais é que uma Associação de Pais. A tarefa de educar os filhos cabe aos pais. Quando eles procuram o Grupo Escoteiro, significa que eles acreditam que o Escotismo trará benefícios para seus filhos. Para tal, eles se associam ao Grupo e seus filhos participam na condição de beneficiários, usufruindo de um trabalho de complementação educacional que objetiva ampliar a educação que é proporcionada pela família, escola e religião. Neste contexto, cabe aos pais contribuir com os voluntários, a fim de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento deste trabalho.

Que tarefas os pais podem exercer num Grupo Escoteiro?

Todos os pais de membros juvenis que participam de um Grupo Escoteiro devem comparecer à reunião anual da Assembléia de Grupo, que é realizada até o mês de julho de cada ano, e às reuniões do Conselho de Pais das Seções que seus filhos participam. A Assembléia de Grupo é uma reunião deliberativa, onde anualmente são apuradas as contas da Diretoria de Grupo, estabelecidas suas mensalidades e a cada dois anos eleitos os integrantes da Diretoria e da Comissão Fiscal. Estes, assim como os Diretores nomeados, são os Dirigentes do Grupo Escoteiro. Os Escotistas são aqueles adultos que lidam diretamente com os jovens nas Seções.
É importante também colaborar nas atividades externas da Seção de seus filhos, seja contribuindo com o deslocamento (dos membros juvenis, dos Escotistas e dos materiais), auxiliando na elaboração, compra e preparo dos alimentos das atividades, bem como auxiliar nas atividades quando for necessário. Esta se constitui numa excelente oportunidade de conhecer um pouco mais os outros Pais e os colegas de seu filho no Grupo Escoteiro.
Desejando contribuir mais com a Seção de seu filho ou mesmo outra Seção do Grupo Escoteiro, o pai ou a mãe pode se oferecer para colaborar como Auxiliar Administrativo ou participar da Equipe de Pais da Seção. Outra forma de ajudar é colaborar como instrutor e/ou Avaliador de Especialidades. As especialidades são constituídas de uma ampla relação de habilidades a serem aprendidas e demonstradas pelos membros juvenis em cinco ramos de conhecimento (ciência e tecnologia, cultura, desporto, serviços e habilidades escoteiras). 
Também podem ajudar de forma mais efetiva a alguma Seção do Grupo Escoteiro, colaborando como Assistente de uma Seção com a qual tenha mais afinidade, pela faixa etária de seus integrantes. Pode ser realizado um estágio em várias Seções para escolher aquela que prefere.
Outra maneira de contribuir é colaborando em projetos que o Grupo Escoteiro necessita tais como levantamento de preços de materiais de acampamento, participando das campanhas financeiras com o propósito de levantar recursos financeiros para viabilizar, as benfeitorias da sede, compra de barracas, redução do custo no pagamento de atividades escoteiras regionais e nacionais. A Lojinha do Grupo, que vende distintivos e outros produtos, também precisam de ajuda para atender de forma eficiente aos membros do Grupo.
Quem aprecia mais a área administrativa, também pode ajudar a Diretoria de Grupo, contribuindo como Adjunto de algum dos Diretores do Grupo Escoteiro. Para o exercício dessa função também pode ser realizado um estágio experimental, negociado com o respectivo titular da função de Diretor. Para isso verifique no Regulamento do Grupo Escoteiro ou pergunte a algum dos Diretores quais são as funções que existem e quais necessitam mais de ajuda.
Depois de alguma experiência em outras funções, também é possível contribuir como Diretor da Diretoria do Grupo Escoteiro ou como Chefe de alguma Seção.
O importante é lembrar que o Escotismo é um movimento educacional de jovens, que conta com a colaboração de adultos, que atuam de forma voluntária. E esse grupo de voluntários precisa da colaboração de todos os associados.  
Seja bem-vindo à Família Escoteiros G.E. 107 RN Ouro Branco, um Grupo Escoteiro formado por uma equipe de voluntários que deseja muito contar com a colaboração de todos os Pais dos membros juvenis que ingressam na vida do Grupo.


Você sabe o que é ser um chefe escoteiro?


Ser chefe escoteiro é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o jovem sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser chefe escoteiro é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela atividade que, mesmo ocorrendo todos os sábados, a cada sábado é única e original...
Ser chefe escoteiro é voltar cansado de um acampamento e, diante da reação da tropa, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser chefe escoteiro é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser chefe escoteiro é ter a capacidade de “sair de cena, sem sair do espetáculo”.
Ser chefe escoteiro é apontar caminhos, mas deixar que os jovens caminhem com seus proprios pés!
Autor: Fabrício G. Antonio

Querendo conhecer mais,estou interessado!


Escoteiros são Militares?
Não! Não existe nenhum vínculo entre o movimento e qualquer
força armada.
O Movimento não é uma força para-militar ou pré-militar,
não preparamos os jovens para seguir carreira militar.

Alguns grupos escoteiros realizam suas atividades em Batalhões
das forças armadas, mas o envolvimento se limita apenas ao
local de atividade.


A que igreja estão ligados os Escoteiros?
Nenhuma! O movimento não está vinculado a nenhuma religião
ou crença específica, mas valoriza a o desenvolvimento espiritual
de seus membros como um compromisso
para buscar um valor espiritual de vida além do mundo material.


Quem pode participar?
Escotismo é aberto a todos, sem discriminação de raça,
credo, origem, condição social, física ou mental. Seguindo o propósito,
os princípios e método concebidos por seu fundador,
o inglês, Lorde Robert Baden-Powell.


A partir de que idade se entra no grupo?
A partir dos 7 anos até os 21 anos incompletos, se a criança já
está em processo de alfabetização a entrada é admissível
com 6 anos e meio.


Só meninos podem ser Escoteiros?
Não, as meninas também participam. Meninos e meninas, rapazes e
moças trabalham juntos no desenvolvimento das tarefas e atividades


Os Escoteiros ajudam a Comunidade?
Os escoteiros participam atendendo necessidades reais.
Os escoteiros são envolvidos em um número vasto de assuntos
que encontram nas comunidades onde vivem. Escoteiros trabalham
com outros grupos da comunidade para alcançar objetivos mútuos.
Eles trabalham com amigos, outras Ong's, líderes de comunidade e
outras organizações.

Muitos trabalham em projetos de cooperação bilateral entre escoteiros
e comunidades específicas, grandes empresas e projetos especiais.
Este aspecto do escotismo desenvolve uma cidadania atuante
e responsável.


Colocar meu filho não compromete seu tempo de estudo?
As atividades escoteiras não interrompem de modo algum suas
atividades habituais (horas de trabalho nos escritórios, oficinas e escola),
na verdade as atividades desenvolvem-se principalmente nas
horas livres do jovem.


Escotismo pode interferir nos estudos
O Escotismo é uma pratica para as horas livres do jovem, portanto
não deve interferir em seu dia-a-dia acadêmico. Porém, a dedicação
aos Estudos é uma obrigação do Escoteiro e o grupo incentiva o jovem
a ter um bom desempenho escolar.


Os adultos podem participar?
Sim! O direcionamento do movimento é para os jovens, mas os adultos
são imprescindíveis na aplicação do programa escoteiro.

Os adultos também se beneficiam à medida que têm uma chance de,
voluntariamente, ajudarem crianças e jovens.
Um modo para melhorar a compreensão entre gerações, adquirir novos
conhecimentos e experiências que, certamente, somam muito ao
desenvolvimento pessoal de cada um.
O ingresso, bem como a permanência no Movimento
é inteiramente voluntária.

Os pais também podem participar das atividades acompanhando
passeios ou auxiliando como instrutores de assuntos que dominem.


Quem custeia o Escotismo?
Os Grupos Escoteiros tem diversas formas de custeio.
Recebe doações de empresas ou entidades patrocinadoras ou,
na ausência delas, recolhe contribuições dos pais na forma de
mensalidades.

É uma contribuição nada proibitiva uma vez que é destinada
apenas para a compra de materiais de uso nas atividades e
demais gastos operacionais.

O material individual é de responsabilidade de cada membro,
mas os materiais de uso coletivo, barracas, equipamentos de
segurança,...
São de responsabilidade do Grupo sendo adquiridos através
das receitas do grupo.

Quando são feitas atividades fora da sede (acampamentos,
excursões, etc), principalmente quando envolvem custos de
alimentação ou transporte, os custos são rateados entre os
participantes.


Meu filho é obrigado a participar dos Acampamentos?
Não, nenhuma atividade escoteira é obrigatória.
A participação do jovem em qualquer atividade e sua presença
no grupo deve ser voluntária.
Porém, o apoio dos pais e a assiduidade nas atividades no
grupo são fundamentais para o pleno desenvolvimento do jovem.


Qual a classe social dos integrantes do grupo?
São membros do grupo jovens de todas as classes sociais,
o grupo valoriza esta diversidade uma vez que os jovens devem
entender e respeitar as diferenças sociais.


Estou interessado, o que faço?
Que bom que você se interessou.
Agora que você conhece um pouco mais do escotismo que
acha de conhecer um Grupo Escoteiro?
Convide seu filho para ir também.
Assim, enquanto ele participa de uma atividade você pode conversar
com os Chefes Escoteiros (os adultos que cuidam dos Grupos)


Conheça mais sobre o que é ser um escoteiro.


Movimento Escoteiro

O movimento escoteiro trabalha valores e prepara para a vida.
Queremos ajudar os jovens brasileiros a serem:

Melhores para o Brasil:
Cidadãos que tenham opinião própria para serem participativos.
Melhores para o mercado de trabalho
 :
Que exige profissionais preparados para um mundo Global,
flexíveis e que saibam trabalhar em grupo.
Melhores para a sociedade:
Onde a cortesia e a ética parecem cada vez menos importantes.
Melhores para o Mundo:
Que saibam preservar a Natureza e o planeta.


Quem vai lidar com meu filho?
Por serem organizações locais, os grupos escoteiros utilizam como
Recursos Adultos às pessoas de sua própria comunidade, isso já serve de
referência suficiente para uma primeira avaliação sobre quem são os
voluntários a serviço dos jovens.
A essa característica são adicionadas dezenas de horas de treinamento
(realizados por especialistas de cada área do conhecimento) e
acompanhamento (realizado através de pessoas mais experientes -
os Assessores Pessoais de Formação).

Um voluntário do movimento, sem contar o acompanhamento e a prática
supervisionada, não concluiu sua formação antes de uma quantidade
não inferior a 100 horas de treinamento.

Como você pode observar o voluntário especializado na atuação com os
jovens tem um alto comprometimento para levar atividades que, além de
divertidas, são pedagogicamente desenvolvidas para atender as
necessidades físicas, mentais, sentimentais, espirituais e de formação
do caráter para os membros juvenis



Afinal, o que é o Escotismo?
Todos conhecem escoteiros, mas o escotismo como movimento de
formação dos jovens, na realidade ainda é pouco conhecido.

O que vemos, por exemplo, nos dias de hoje, constituir-se numa
das maiores preocupações em nossa comunidade? Não é desenvolver o
espírito comunitário e a integração social?
Isto sempre foi o programa do escotismo, um Movimento sem preconceitos
de cor, classe, raça ou credo, desenvolvendo a fraternidade habituando
o jovem à boa ação e promovendo o espírito de cooperação com
a comunidade.

Desenvolver um sadio civismo? O escotismo é a vanguarda da
educação cívica, como escola de preparação para a cidadania ativa.

A população está preparada para a defesa civil ou socorro quando em
situações de emergência?  É exatamente isso que o escotismo sempre
ensinou, através de provas e especialidades.
Aprender nós, pioneiria, cozinha, sinalização, Morse, leitura de mapas,
primeiros socorros, orientação pela bússola e estrelas, serviço
comunitário etc, são coisas que escoteiros sempre fizeram.

As empresas estão procurando líderes, homens de iniciativa e
empregados leais, ativos, honestos, não é?
Pois é isso que o escotismo, há 90 anos está lhes fornecendo!

O que falta é a divulgação maciça do que o Movimento Escoteiro
faz pelo jovem, para que todos conheçam este movimento como ele
realmente é.
O escotismo procura dar ao jovem um padrão de conduta,
preparando-o moralmente e provendo-o de recursos para ser um
cidadão útil à comunidade, ciente de seus deveres e as obrigações.

A responsabilidade de criar condições mais favoráveis para um futuro
melhor cabe a todos nós. Não seria justo desfrutar do esforço de
outras pessoas, apenas aplaudindo o trabalho já realizado, ou
criticando sem nada fazer.
Os escoteiros são jovens preparados para servir voluntariamente,
e aqueles que os conhecem sabem o quanto eles fazem.

O Movimento Escoteiro é atual e atuante, procurando dar ao jovem
a formação ideal, preparando-o para ser um bom cidadão.

Vejamos alguns componentes do Escotismo:

DESENVOLVIMENTO FÍSICO
Proporciona o desenvolvimento mental e físico do jovem, por meio
de jogos ao ar livre, exercícios, práticas especiais, excursões e
acampamentos.


DESENVOLVIMENTO MORAL
A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa
geração seja sadia no futuro para desenvolver a mais alta forma de
compreensão e dever para com Deus, a Pátria e o Próximo.


DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
Dá uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada
uma das etapas de progressão. Como cozinha, nós, natação e salvamento,
regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da
natureza, etc... E também pelas Insígnias de Especialidades,
que desenvolvem a vocação de cada um dos jovens.


ARTE MATEIRA E CAMPISMO
A saúde, o autodomínio, a coragem, o sentimento de camaradagem e
uma profunda apreciação da obra de Deus são desenvolvidas pela vida
ao ar livre e o estudo da natureza.
O campismo é a parte integrante do sistema pedagógico escoteiro.

A LEI DO ESCOTEIRO
O cumprimento de um valiosíssimo Código de Honra pelas máximas da
Lei Escoteira, que estimulam rapazes e moças a serem cidadãos honrados,
leais, úteis, amigos, bondosos, obedientes, alegres, econômicos e
limpos de corpo e alma.


TRABALHO EM EQUIPE
A partir do momento que o jovem ingressa no movimento, ele integra
uma equipe, que é chamada de patrulha, quando então, desenvolverá
hábitos e qualidades de disciplina, tão importantes para o sucesso dos
trabalhos. Ele sempre terá uma função (secretário, tesoureiro, almoxarife,
etc). É no trabalho em equipe que o jovem se desenvolve
individualmente, com responsabilidade, adquirindo a autoconfiança
e ampliando sua socialização.


O MÉTODO
O sucesso do escotismo está baseado no seu método próprio,
que vai ao encontro dos anseios normais do jovem, proporcionando
maneiras atraentes de realizar suas aspirações,
orientando-as ao mesmo tempo, para finalidades socialmente úteis
por meio de jogos e costumes, tradições, trabalhos manuais, exploração,
excursões e acampamentos, entre outros.


O UNIFORME
O uniforme, o grupo, a equipe, a patrulha e a tropa servem para a
conservação da unidade da harmonia e do ritmo do espírito que os
jovens buscam.


ESPÍRITO INTERNACIONAL
Espírito Internacional ou a amizade internacional.
O movimento destaca em seu programa aquilo que os rapazes das
diferentes nações do mundo têm em comum: a igualdade dos ideais,
pondo em prática meios adequados ao seu alcance sem se preocuparem
com raças, crenças e castas.
Da sua influência no desenvolvimento da "boa vontade" sobre os homens.



Escotismo é Recreação?
Sim e Não. Na verdade é muito mais do que simples recreação.
É diversão com objetivos educacionais.


Só existem Escoteiros no Brasil?
Não! O movimento existe a mais de 90 anos, tendo chegado aqui
apenas dois anos após o seu início na Inglaterra.
O movimento escoteiro pode ser definido como o maior
movimento de jovens mundial com presença em mais de
216 países e territórios.


Escoteiros são Militares?
Não! Não existe nenhum vínculo entre o movimento e qualquer
força armada.
O Movimento não é uma força para-militar ou pré-militar,
não preparamos os jovens para seguir carreira militar.

Alguns grupos escoteiros realizam suas atividades em Batalhões
das forças armadas, mas o envolvimento se limita apenas ao
local de atividade.


A que igreja estão ligados os Escoteiros?
Nenhuma! O movimento não está vinculado a nenhuma religião
ou crença específica, mas valoriza a o desenvolvimento espiritual
de seus membros como um compromisso
para buscar um valor espiritual de vida além do mundo material.


Quem pode participar?
Escotismo é aberto a todos, sem discriminação de raça,
credo, origem, condição social, física ou mental. Seguindo o propósito,
os princípios e método concebidos por seu fundador,
o inglês, Lorde Robert Baden-Powell.


A partir de que idade se entra no grupo?
A partir dos 7 anos até os 21 anos incompletos, se a criança já
está em processo de alfabetização a entrada é admissível
com 6 anos e meio.


Só meninos podem ser Escoteiros?
Não, as meninas também participam. Meninos e meninas, rapazes e
moças trabalham juntos no desenvolvimento das tarefas e atividades.


Eles são divididos de alguma forma?
Sim, são divididos em Seções por faixa etária:

Dos 7 aos 10 anos - Lobinhos e Lobinhas
Dos 11 aos 14 anos - Escoteiros e Escoteiras
Dos 15 aos 17 anos - Seniores e Guias
Dos 18 aos 21 anos - Pioneiros e Pioneiras
Acima de 21 anos - Chefes e Dirigentes




quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aniversariantes do mês de outubro

Parabéns a todos ,são os sinceros votos dos dirigentes do Grupo.

Esse mês lembramos dos momentos mais mágicos de nossas amizades... 
Dos momentos em que juntos nos encontramos 
Denunciando todos os nossos sonhos, 
Todos os sentimentos que comandam o coração. 
Lembrando das nossas risadas que já demos juntos 
Das lágrimas de já nasceram de nossos olhos 
E que ambos enxugamos juntos. 
Desejamos que neste dia de cada um, seja o dia muito especial em suas vidas 
Que os Anjos enviem do céu toda a felicidade; 
A felicidade que vocês merecem 
Nós desejamos com toda a sinceridade 
E carinho nossa amizade sincera que aos poucos construímos

Cultivamos um lindo jardim,onde vocês fazem partem ...
Um Feliz Aniversário 
Aos nossos(as) Amigos(as)!!!

                                                                          DIA   CATEGORIA    RAMO
Paulo Dantas de Medeiros Filho                        12     beneficiário     escoteiro
Elias Ezequiel Oliveira dos Santos                    19      beneficiário     sênior
Kledberto Formiga da Silva                                24      dirigente            -
Maria das Graças Nóbrega Batista Dantas        27     escotista          escoteiro

Promessa e Lei Escoteira



 Promessa

Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;
Obedecer à Lei Escoteira.

Lei Escoteira

I. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida
II. O Escoteiro é leal.
III. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
IV. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
V. O Escoteiro é cortês.
VI. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
VII. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
VIII. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
IX. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
X. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Conheça mais sobre o Escotismo e se apaixone.

GRUPOS ESCOTEIROS? O QUE SÃO?

Os grupos escoteiros são organizações onde o Método Escoteiro é desenvolvido, sem fins lucrativos, sem envolvimento partidário e desligadas de qualquer organização governamental. As pessoas que trabalham neles não são remuneradas e exercem este trabalho voluntariamente. No Escotismo não existe distinção de cor, credo ou classe social.


Se tornando um escoteiro!!!!!


Para se tornar um Escoteiro, inicialmente deve-se procurar um grupo próximo a sua casa e informar-se sobre a existência de vagas. Após isso, o jovem passa a comparecer as reuniões para ir aos poucos conhecendo e se acostumando ao cotidiano de um Escoteiro. Se o jovem se sentir bem e quiser continuar no Movimento, os pais devem preencher um cadastro e o jovem é oficialmente admitido no Grupo fazendo parte, então, da Fraternidade Escoteira.


ENCONTRANDO UM GRUPO


Muitas vezes, jovens que tem interesse em participar do Escotismo, acabam não o fazendo por não conhecerem grupos na sua cidade,mas hoje podemos contar com o GRUPO pertinho de você em nosso município,conhecido de Grupo G.E. 107 Escoteiros Severino Ramos de Oliveira.



OS PRINCÍPIOS DO ESCOTISMO:
Os Princípios do Escotismo são definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:
a) Dever para com Deus- Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais.
b) Dever para com a Pátria- Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira.
c) Dever para com o Próximo- Respeito e solidariedade ao próximo, participação ativa no desenvolvimento da comunidade e valorização do equilíbrio da Natureza.