domingo, 4 de agosto de 2013

Jovens participam da Aventura Sênior no Centro Escoteiro da Juventude

Neste final de semana, 2 a 4 de agosto, o Centro Escoteiro da Juventude localizado em Barra de Maxaranguape/RN está sendo cenário para uma grande aventura para os jovens. Cerca de 400 pessoas de todo o Estado e dos vizinhos Paraíba, Pernambuco e Ceará participam da Aventura Sênior Regional. Evento do Movimento Escoteiro destinado a jovens na faixa etária dos 15 aos 17 anos, que é organizado pelos Escoteiros do Rio Grande do Norte, e conta com a parceria do governo do Estado, através do RN Vida e da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), e da Prefeitura de Maxaranguape.
Em 2013  o tema a ser explorado pelos jovens, é  “À Prova de Tudo”. O programa que está sendo trabalhado foi inspirado na série de televisão britânica Man vs. Wild produzida pelo Discovery Channel e distribuída no Brasil, que é apresentado  pelo escoteiro Bear Grylls, onde  retrata aspectos dramáticos da sobrevivência na natureza e as técnicas necessárias sob circunstâncias radicais.
Apesar da inspiração, as atividades foram desenhadas por uma equipe de educadores e profissionais da área da saúde, de forma a não trazer qualquer perigo ou dano para o jovem.
Tudo que será trabalhado  tem o apoio e supervisão de adultos, e  como  objetivo maior, de proporcionar aos participantes uma oportunidade única para compartilhar, viver uma aventura e desfrutar das belezas naturais da região de Maxaranguape.
Dos participantes, a grande maioria são provenientes de grupos escoteiros fundados através do Projeto Escotismo nas Escolas. Esse projeto que é da região escoteira local em parceria com a SEEC, tem proporcionado para que cada vez mais jovens tenham acesso ao método pedagógico escoteiro.  Que é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pelos governos e autoridades em educação como um importante instrumento no desenvolvimento de crianças e jovens. Pois oferece um espaço sadio e alegre, com atividades ao ar livre,  experiências de vida  em equipe,  que se somam ao crescimento pessoal e a formação do caráter dos mesmos.
O projeto adotado pelo governo do Estado, já está presente em  106 municípios norte-riograndenses e  é modelo para outros Estados da Federação, como  o Paraná que  já  está implantando nas suas escolas da rede pública o modelo potiguar. Atualmente o RN passa por um processo de expansão para que até o final de 2014, todas as escolas estaduais dos 167 municípios possam ter o Projeto Escotismo nas Escolas à disposição dos seus alunos e professores.
Na programação deste sábado
Houve uma caminhada no turno da manhã, com um percurso de 6 quilômetros, da praia de Caraúbas ao Centro Escoteiro da Juventude. A tarde os grupos se dividiram em bases temáticas sobre primeiros socorros, orientação e exploração, comida mateira e utensílios primitivos. No turno da noite os seniores e guias foram contemplados com um show da banda escoteira Meninos de B-P e com uma jornada noturna percorrendo o Centro Escoteiro da Juventude. Neste domingo, as atividades prometem muitas surpresas.
Confira algumas imagens desta atividade.
Mais notícias
http://www.escoteirosrn.org.br/noticias-detalhe.php?id=000000589

Nenhum comentário:

Postar um comentário